O ROTEIRO NA PERFORMANCE CINEMATOGRÁFICA ESPAÇO ALÉM – MARINA ABRAMOVIĆ E O BRASIL, DE MARCO DEL FIOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p80-100

Palavras-chave:

performance cinematográfica, Marina Abramović, Marco Del Fiol, corpo-consciência

Resumo

O propósito deste artigo é estabelecer uma concepção interdisciplinar de roteiro para documentário performático. Verificam-se as interfaces entre documentário e performance por meio da análise diegética da performance cinematográfica Espaço Além - Marina Abramović e o Brasil, de Marco Del Fiol. Identifica-se que a imprevisibilidade narrativa é almejada tanto pelo roteiro aberto do documentário quanto pelo acontecimento performático que são os rituais de transformação comunicados ao público. Conclui-se que o processo de atingir o espectador com experiências de notável intensidade corporal se beneficia do arcabouço teórico-prático dos estudos e da arte da performance em torno da noção de corpo-consciência

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Araújo, Universidad de Antioquia

Doutorando em Literatura pela Universidad de Antioquia (UdeA), com pesquisa em literatura comparada. Graduação e licenciatura em filosofia pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e mestrado em filosofia pela Pontificia Universidad Javeriana Bogotá. Professor de português para estrangeiros na universidade ICESI.

Marissel Marques, Universidade de Coimbra

Doutoranda do curso de Estudos contemporâneos no Centro de Estudo Interdisciplinar do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra – PT. Possui Mestrado (Stricto Sensu) pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, História e Filosofia da Ciência e Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFBAC). Licenciatura e Bacharelado em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É artista da performance.

Referências

BALÁSZ, H. P. Fronteiras e paradoxos: a relação intermidiática entre cinema e performance no documentário Espaço além - Marina Abramović e o Brasil. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal De São Carlos (UFSCAR) - Centro de Educação e Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som. 2020.
CADENAS, 2011 Revista Arbitrada de la Facultad Experimental de Arte de la Universidad del Zulia. Maracaibo, Venezuela, v. 6, n. 11, pp. 21-30
CAPASSO, A. Deposition, Decomposition, Losing the body sublime. Marina Abramovic between Performance and Performativity. In. Discourses of Emancipation and the Boudaries of Freedom. 2015.
CAREY, C. Film and the Performance of Marina Abramović: Documentary as Documentation. In. Documenting the Visual Arts, edited by Roger Hallas. Routledge. 2019.
CHEVALIER, P. Script et performance dans l’art américain de la fin des années 1960 et des
années 1970. Marges [En ligne], 13 | 2011, mis en ligne le 01 septembre 2012, consulté le 23 avril
2019. URL : http://journals.openedition.org/marges/429 ; DOI : 10.4000/marges.429
CORDOVIL, D. A experiência mística e o sagrado na obra de Marina Abramović. In. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 23, n.1, jan./jun. 2020, p. 8-20.
DAMÁSIO, A. Sentir e Saber: a caminho da consciência. Editora Temas e debates - Círculo de leitores, Lisboa. 2020.
DEL FIOL, M. The Fan Carpet Extra. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6eFWypNG9TI _ EXCLUSIVE Interview: Marco Del Fiol (Audio Only) (The Fan Carpet) - YouTube> . Acesso em 14/03/2021.
Espaço além - Marina Abramović e o Brasil. Direção: Marco Del Fiol (2016, 86’).
MAI. Marina Abramovic Instituto. Disponível em < https://mai.art/thespaceinbetween>. Acesso: 13/03/2021.
MOSTAÇO, E. Incursões e excursões: a cena no regime estético. Editora Teatro do Pequeno Gesto (on-line). 2018.
MUKHAMETZYANOV, R.; MARTYNOVA, Y.; MARTYNOV, D.; MINGALIEVA, L. Cultural and Historical Roots of Performance Art. In. Journal of History Culture and Art Research, 7(4), 62-68, 2018. doi: http://dx.doi.org/10.7596/taksad.v7i4.1816
NICHOLS, B. Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus. 2005.
PAIVA, S.; SOUZA, G. Roteiros abertos em filmes de busca. In. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação [on-line]. 2014, 37(1), 175-191.ISSN: 1809-5844.
PUCCINI, 2010. Considerações sobre o roteiro de documentário. R. Cient./FAP, Curitiba, v.6, p.41‐54, jul./dez. 2010
SALLES, J. M. A dificuldade do documentário. In. Encontro da Anpocs, p. 1-14, 2004

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

ARAÚJO, Felipe; MARQUES, Marissel. O ROTEIRO NA PERFORMANCE CINEMATOGRÁFICA ESPAÇO ALÉM – MARINA ABRAMOVIĆ E O BRASIL, DE MARCO DEL FIOL. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 80–100, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p80-100. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/620. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Desafios, tendências e pesquisas. Roteiros Audiovisuais

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.