OS SENTIDOS DO PASSADO
A RECORRÊNCIA A FLASHBACKS NA SÉRIE DE TV ARROW
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p48-67Palavras-chave:
Flashbacks, Série de TV, Arrow, NarratologiaResumo
O estudo tem por intuito tecer reflexões em relação à recorrência ao passado na série de TV Arrow. O protagonista, que fora dado como morto, é resgatado em uma ilha e passa a atuar como vigilante em sua cidade natal. Pretende-se compreender a recorrência a flashbacks, referentes ao tempo vivido na ilha, em diálogo com a narrativa em curso. Para tanto, por meio de uma perspectiva narratológica, recorre-se aos pressupostos teóricos de Gennette (1989), a respeito do discurso da narrativa, com menções pontuais à Barthes (2011) e Metz (2014); e às considerações de Jost (2007), Mittell (2012) e García (2016), a respeito das séries de TV contemporâneas. Identifica-se em Arrow três sentidos quanto à recorrência ao passado: o explicativo exclusivo, que explica uma habilidade adquirida; o explicativo por conjunção, que requer outros flashbacks para compreensão; e o de contraposição, que auxilia na construção psicológica do protagonista.
Downloads
Referências
A ODISSEIA. Arrow: Primeira temporada. Escrito por Andrew Kreisberg e Marc Guggenheim. Dirigido por John Behring. Netflix, 2019.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução: Paulo Pinheiro. São Paulo: editora 34, 2015.
ATIRADOR solitário. Arrow: Primeira temporada. Escrito por Marc Guggenheim e Andrew Kreisberg. Dirigido por Guy Bee. Netflix, 2019.
BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: BARTHES, Roland. Análise estrutural da narrativa. Tradução: Maria Zélia Barbosa Pinto. 7ª edição, Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011. p. 19-62.
CEIA, Carlos. Diegese. In: CEIA, Carlos (org.). E-Dicionário de Termos Literários. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Faculdade Nova de Lisboa, 2009. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/diegese. Acesso em: 23 set. 2023.
ENFURECIDOS. Arrow: Segunda temporada. Escrito por Wendy Mericle e Beth Schwartz. Dirigido por Doug Aarniokoski. Netflix, 2019.
GARCÍA, Alberto N. A Storytelling Machine: The Complexity and Revolution of Narrative Television, Between, Cagliari, v. 6, n. 11, p. 1-25, 2016. DOI: https://doi.org/10.13125/2039-6597/2081. Disponível em: https://ojs.unica.it/index.php/between/article/view/2081/1920. Acesso em: 17 maio 2022.
GENNETTE, Gérard. Discurso da Narrativa. Tradução: Fernando Cabral Martins. Lisboa: Editora Veja, 1989.
HOBSBAWM, Eric. O sentido do passado. In: HOBSBAWM, Eric. Sobre História. Tradução: Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 17-28.
JOST, François. Compreender a Televisão. Tradução: Elizabeth B. Duarte, Maria Lília Dias de Castro e Vanessa Curvello. Porto Alegre: Sulina, 2007.
METZ, Christian. A Significação no cinema. Tradução: Jean-Claude Bernardt. 2ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2014.
MITTEL, Jason. Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea. Matrizes, São Paulo, Ano 5, n. 2, p. 29-52, Jan./Jun. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p29-52. Acesso em: 17 maio 2022.
PÁSSAROS feridos. Arrow: Segunda temporada. Escrito por Mark Bemesderfer e A. C. Bradley. Dirigido por John Bering. Netflix, 2019.
PILOTO. Arrow: Primeira temporada. Escrito por Greg Berlanti e Marc Guggenheim. Dirigido por David Nutter. Netflix, 2019.
RUAS em chamas. Arrow: Segunda temporada. Escrito por Jake Coburn e Bem Sokolowski. Dirigido por Nick Copus. Netflix, 2019.
UM HOMEM inocente. Arrow: Primeira temporada. Escrito por Moira Kirland e Lana Cho. Dirigido por Vince Misiano. Netflix, 2019.
VERTIGO. Arrow: Primeira temporada. Escrito por Wendy Mericle e Bem Sokolowski. Dirigido por Wendy Stanzler. Netflix, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luiz Carlos Siqueira Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.