O SERIOUS GAME COMO INSTRUMENTO EXPERENCIAL DA NARRATIVA COMUNICACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2024v15i2p232-251

Palavras-chave:

Serious game, Gamificação, Newsgame

Resumo

A apropriação de elementos de jogos para desenvolvimento de conteúdos informativos é promissora. A utilização de games como método pedagógico e instrumento de aprendizagem também é uma tendência educacional em todo o mundo. Contudo, para desenvolver novos formatos, experiências e narrativas instrucionais, antes de mais nada é necessário incorporar tecnologias e ferramentas que surgem todos os dias aos processos de comunicação e informação, desenvolvendo e aprimorando metodologias para encontrar um caminho seguro de navegação nesse imenso oceano tecnológico. O objetivo deste artigo é apresentar os serious game como ferramenta informativa promissora a partir de revisão teórica e discussão entre autores que estudam essa temática e apresentar exemplos práticos.

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Biografia do Autor

Eduardo Fernando Uliana Barboza, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduado em Jornalismo pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), especialista em Comunicação Integrada, Design Instrucional e User Experience (UX) e Design de Experiências. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Doutorando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Integra o Grupo de Pesquisa INCOM (Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais). Nos últimos anos atuou como professor substituto nas universidades estaduais de Minas Gerais e Mato Grosso e na Universidade Federal do Paraná ministrando disciplinas nas áreas de Novas Narrativas da Comunicação, Comunicação Digital, Comunicação Institucional e Design Gráfico.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

ULIANA BARBOZA, Eduardo Fernando. O SERIOUS GAME COMO INSTRUMENTO EXPERENCIAL DA NARRATIVA COMUNICACIONAL. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 232–251, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2024v15i2p232-251. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/803. Acesso em: 20 jan. 2025.

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