Gamificação: abordagem e construção conceitual para aplicativosem TV Digital Interativa

Autores

  • Marcos Américo UNESP/Bauru, SP
  • Shelley Costa Navari UNESP/Bauru, SP

Palavras-chave:

Gamificação, Interatividade, T-learning, TV Digital, Edutretenimento

Resumo

A implantação da TV Digital no Brasil abre espaço para o desenvolvimento de conteúdos educativos baseados nos conceitos de t-learning e edutretenimento. O estudo propõe a aplicação da gamificação como elo comunicacional para incentivar e modificar o comportamento dos usuários. No entanto, esbarra-se na problemática conceitual do termo, uma vez que a literatura traz diversas e amplas definições, que variam de acordo com o contexto de aplicação. O objetivo deste trabalho, de caráter exploratório, é propor uma abordagem conceitual, a fim de construir um conceito delimitado e que fundamente o sistema de gamificação em TV Digital Interativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Américo, UNESP/Bauru, SP

Docente do Programa de Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento da UNESP/Bauru, SP.

Shelley Costa Navari, UNESP/Bauru, SP

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento da UNESP/Bauru, SP.

Referências

ABT, Charles. Serious Games. New York: The Viking Press. 1970.

AARRENIEMI-JOKIPELTO, Päivi. T-learning Model for Learning Via Digital TV. Industrial IT Laboratory. Helsinki UniversityofTecnology. Disponível em: http://www.it.lut.fi/eaeeie05/proceedings/p21.pdf . Acesso em 10 ago. 2013.

CALLOIS, Roger. Man, play and games. Chicago: University of Illinois Press, 2001. Tradução do original francês Les jeux et les homes, 1958.

CLARK, Tim. Gamification Gets Down to Business. Forbes. (2011) Disponível em: <http://www.forbes.com/sites/sap/2011/09/15/gamification-gets-down-to-business/>. Acesso em: 03 jul. 2013.

DETERDING, Sebastian. et al. Gamification: Toward a Definition. In: CHI 2011. Vancouver, BC, Canada. 2011. Disponível em: <http://gamification-research.org/wp-content/uploads/2011/04/02-Deterding-Khaled-Nacke-Dixon.pdf> Acesso em 05 jul. 2013.

FREEMAN, Christopher. Economics of Industrial Innovation. Cambridge, MIT, 1986.

HEGENBERG, Leonidas. Definições: termos teóricos e significado. São Paulo: Cultrix / Ed. da Universidade de São

Paulo, 1974.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. Tradução de J. P. Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2004, 1938.

HUOTARI, Kai.; HAMARI, Juho. Defining Gamification - A Service Marketing Perspective. Proceedings of the 16th International Academic Mind Trek Conference, Tampere, Finland, October 3-5, 2012.

KAPP, Karl. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. Pfeiffer: San Francisco, 2012.

LYTRAS, Miltiadis. InteractiveTelevisionand e-learning convergence: examining the potencial of t-learning. ELTRUN, 2002.

LOVELL, Nicholas. Gamification: Hype or Game-Changer? Wall Street Journal. (2011). Disponível em: <http://blogs.wsj.com/tech-europe/2011/05/04/gamification-hype-or-game-changer/>. Acesso em: 03 jul. 2013.

MCGONIGAL, Jane. Reality is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World. New York: Penguin, 2011.

SALEN, Katie.; ZIMMERMAN, Eric. Rules of play: Game design fundamentals. Cambridge, MA: MIT Press, 2003.

WALLDÉN, Sari.; SORONEN, Anne. Edutainment. From Television and Computers to Digital Television. University of Tampere Hypermedia Laboratory. Disponível em: <http://www.uta.fi/hyper/julkaisut/b/fitv03b.pdf >. Acesso em 05 de jul. 2013.

WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Philadelphia: Wharton Digital Press, 2012. Disponível em: http://wdp.wharton.upenn.edu/books/for-the-win/>. Acesso em: 04 mar. 2013.

WU, Michael. What is gamification, really? Disponível em: <http://lithosphere.lithium.com/t5/Science-of-Socialblog/What-is-Gamification-Really/ba-p/30447>. Acessoem: 05 jul. 2013.

ZICHERMANN, Gabe. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Sebastopol, CA, EUA: O’Reilly Media, 2011.Disponível em: <http://it-ebooks.info/book/570/>. Acesso em: 05 jul. 2013.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

AMÉRICO, Marcos; COSTA NAVARI, Shelley. Gamificação: abordagem e construção conceitual para aplicativosem TV Digital Interativa. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 87–105, 2013. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/163. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Abordagens Multiplataformas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.