Estratégias de Comunicação na Cultura Digital: publicidade e entretenimento aliados
Palavras-chave:
Publicidade, Entretenimento, ConsumidorResumo
O consumidor contemporâneo – em sua maioria – não é passivo, deixou para trás a identidade da submissão; é agora, sim, ativo, projeta-se à participação e à colaboração. A evolução tecnológica contribui para essa emancipação do consumidor: as perspectivas interacionais da tevê digital, as redes sociais digitais e o desenvolvimento de, cada vez mais, dispositivos portáteis de comunicação dão ao público o poder de escolha e a possibilidade de criar bloqueios às mensagens publicitárias. Pretende-se investigar a evolução da linguagem publicitária tendo em vista as mudanças no perfil do consumidor e a necessidade de estratégias mais eficazes na transmissão de mensagens persuasivas.Downloads
Referências
BARICHELLO, Eugenia. O marketing viral como estratégia publicitária nas novas ambiências midiáticas. Em Questão: Porto Alegre, 2012. v.16, n.1, p.29-44.
BURROWES, Patrícia. Cinema, entretenimento e consumo: uma história de amor. Porto Alegre: Revista FAMECOS, Abril de 2008.
CASTRO, Gisela. Mídia, consumo, globalização e contemporaneidade. In: BACCEGA, Maria Aparecida (org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2008.
CHACEL, Marcela e PATRIOTA, Karla. Transmedia Storytelling: publicidade, narrativa e consumo. Trabalho apresentado no I pró-Pesq PP – Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. CRP/ECA/USP. São Paulo, 2010.
COVALESKI, Rogério. Publicidade Híbrida. Curitiba: Maxi Editora, 2010.
______. Reflexões sobre a tecnologia em torno da publicidade. In: STEFFEN, César; BENEVENUTO JR., Álvaro. Tecnologia, pra quê? Os impactos dos dispositivos tecnológicos no campo da comunicação. Porto Alegre: Armazém Digital, 2012 (no prelo).
DONATON, Scott. Publicidade + Entretenimento: Por que estas duas indústrias precisam se unir para garantir a sobrevivência mútua. São Paulo: Cultrix, 2007.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.
ROSEN, Emanuel. Marketing boca a boca: como fazer com que
os clientes falem de sua empresa, seus produtos e serviços. São Paulo: Futura, 2001.
SANTA HELENA, Raul; PINHEIRO, Antonio. Muito além do Merchan!. Rio de Janeiro: Campus, 2012.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2010.
______. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SILVA, Nelito Falcão. Marketing viral: quando os internautas são a melhor propaganda. 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em Teorias e Tecnologias da Comunicação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 12.ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
TOFFLER, Alvin. A Terceira Onda. Rio de Janeiro: Record, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.