AS PLATAFORMAS DE STREAMING E SEU IMPACTO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p227-246Palavras-chave:
streaming, netflix, comportamento do consumidorResumo
Os serviços de streaming têm se popularizado como forma de transmissão e consumo de conteúdo nos últimos anos. O presente estudo tem como objetivo entender a percepção do consumidor sobre o streaming. O método utilizado para a coleta dos dados foi a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade individual com 27 pessoas e o survey com questionários fechados on line e uma amostra de 256 participantes, selecionados por conveniência. O método de análise dos dados qualitativo foi a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1988). Alguns dos resultados encontrados apontaram que usuários de streaming dão grande valor à comodidade dos serviços e a preços baixos. Usam o streaming como fonte de lazer. Dividem o preço do serviço com os vários membros da família; valorizam os conteúdos originais e já substituíram completamente a mídia televisiva pelo streaming. A contribuição deste estudo ao campo em que atua é agregar conhecimento para as análises de consumo midiático, especificamente trazer um perfil da percepção do consumidor relativo ao streaming. Em termos de relevância para os estudos pode-se dizer que é imprescindível que os empresários da mídia e a ciência conheçam qual é o comportamento desse consumidor em relação a esse novo serviço.
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