RÁDIO E CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÃO NA ÉPOCA DOS ALGORITMOS

É POSSÍVEL SER OTIMISTA?

Autores/as

Palabras clave:

Rádio, mídias sociais, algorítmos, dataficação, jornalismo

Resumen

Este ensaio discute como o rádio pode reabilitar sua legimidade em rede, frente às mudanças nos processos de aquisição e consumo de notícias. Realiza-se uma revisão teórica sobre o papel contemporâneo dos fluxos informacionais e dos dados algorítmicos, seguida de uma crítica aos estudos do radiojornalismo. Uma provocação ao mercado e aos estudos do rádio é feita, sustentada por observações tomadas pelos autores em pesquisas recentes: devemos investir em uma nova visada sobre o meio, pois a partir da combinação de suas características institucionalizadas com novos usos em rede, o rádio pode servir de importante contraponto aos filtros digitais que limitam a circulação da informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Gambaro, Universidade Anhembi Morumbi

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre pela mesma instituição e graduado em Rádio e Televisão pela Universidade Anhembi Morumbi.

Nivaldo Ferraz, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisador do MidiaSon - Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora. Professor do curso de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul.

Citas

AGAMBEN, G. O que é contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
ANANNY, M. Toward an Ethics of Algorithms: Convening, Observation, Probability, and Timeliness. Science, Technology, & Human Values, v. 41 n.1, p. 93-117, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/0162243915606523, acesso em 17/fev/2019.
BARBOSA FILHO, A.; PIOVESAN, A.; BENETON, R. (org.). Rádio: Sintonia do Futuro. São Paulo: Paulinas, 2004.
BAUMAN, Z. A Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BAUMWORCEL, A. Radiojornalismo e sentido no novo milênio. In: MOREIRA, S.V.; DEL BIANCO, N.R. (org.). Desafios do Rádio no Século XXI. São Paulo: Intercom; Rio de Janeiro: UERJ, 2001, p. 109-116
BONINI, T. Introduction. The listener as producer: The rise of the networked listener. In: BONINI, T.; MONCLÚS, B. (ed.). Radio audiences and participation in the age of network society. Nova York: Londres: Routledge, 2015, p. 1-36.
BRITTOS, V.C. O rádio brasileiro na Fase da Multiplicidade da Oferta. Verso & Reverso, v. 16, n. 35, jul-dez/2002, p. 31-54.
BRUNO, F. Monitoramento, classificação e controle nos dispositivos de vigilância digital. Revista Famecos, v. 15, n. 36, p. 10-16, 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4410, acesso em 17/fev/2019.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, M. Ruptura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2018, versão Kindle.
COULDRY, N.; HEPP, A. The mediated construction of reality: society, culture, mediatization. Cambridge: Malden: Polity Press, 2017, versão ePub.
COULDRY, N.; YU, J. Deconstructing datafication’s brave new world. New media & society, v. 20, n. 12, p. 4473-4491, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1461444818775968, acesso em 17/fev/2019.
CUNHA, M. R. O rádio na nova ecologia da mídia. In: ZUCULOTO, V., LOPEZ, D. C., KISCHNHEVSKY, M (orgs.) Estudos Radiofônicos no Brasil: 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. São Paulo, SP: Intercom, 2016, p. 343-356
DEL BIANCO, N.R.; MOREIRA, S.V. (orgs). Rádio no Brasil: Tendências e Perspectivas. Rio de Janeiro: EdUERJ; Brasília, DF: UnB, 1999.
ENTENDA as irregularidades envolvendo uso do WhatsApp na eleição. Folha de S. Paulo. Ed. Digital, 22/out/2018. Disponível em: https://folha.com/gh1f93xa. Acesso em: 14/jul/2019.
FERRARETTO, L.A. Rádio: o veículo, a história e a técnica. 3ª ed. Porto Alegre: Dora Luzzatto, 2007.
FERRARETTO, L.A. Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência: apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica. Revista Famecos, v. 21, n. 3, p. 943-965, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.18855, acesso em 17/fev/2019.
FERRARETTO, L. A.; KISCHINHEVSKY, M. Rádio e Convergência: uma abordagem pela economia política da comunicação. In: Compós 2010, 19, 2010, Rio de Janeiro. Anais […] Brasília: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1495.pdf, acesso em 17/fev/2019.
FERRAZ, N. Reportagem no rádio: realidade brasileira, fundamentação, possibilidades sonoras e jornalísticas a partir da peça radiofônica reportagem. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo, 2016.
FRIEDMAN, T.L. Thank you for being late. Nova York: Farrar, Straus and Giroux, 2016, versão ePub.
GAMBARO, D. Rádio e tecnologias: os novos espaços e caminhos possíveis do meio sonoro. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) – ECA-USP, São Paulo, 2011.
GAMBARO, D. A instituição social do rádio: (Re)agregando as práticas discursivas da indústria no ecossistema midiático. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo, 2019.
GHONIM, W.; RASHBASS, K. Transparency: What’s Gone Wrong with Social Media and What Can We Do About It?. Shorenstein Center on Media, Politics and Public Policy. 27/mar/2018. Disponível em https://shorensteincenter.org/transparency-social-media-wael-ghonim/, acesso em 17/fev/2019.
GRUPO DE MÍDIA SP. Mídia Dados Brasil 2005. São Paulo: Grupo de Mídia SP, 2005.
GRUPO DE MÍDIA SP. Mídia Dados Brasil 2018. São Paulo: Grupo de Mídia SP, 2018.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003.
HARARI, Y. N. Homo Deus: Uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
HEBDIGE, D. Subculture: the meaning of style. Londres: Ed. Methuen, 1987.
HERREROS, M.C. La radio en internet: de lo ciberradio a las redes sociales y la radio móvil. Buenos Aires: La Crujia, 2008.
JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo, Aleph, 2014.
KANTAR IBOPE MEDIA. Inside Radio. KANTAR IBOPE MEDIA, 2019. Disponível em: https://www.kantaribopemedia.com/inside-radio-download/. Acesso em 12/out/2019
KISCHINHEVSKY, M. O rádio sem onda: convergência digital e novos desafios na radiodifusão. Versão PDF. Rio de Janeiro: e-papers, 2007.
KISCHINHEVSKY, M. Rádio e mídias sociais: Mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
KISCHINHEVSKY, M.; LOPEZ, D.C. A emergência dos smart speakers e os desafios ao rádio no contexto do big data. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 41, 2018. Anais […], São Paulo: Intercom. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-1474-1.pdf, acesso em 17/fev/2019.
LOPEZ, D. C. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: Labcom Books, 2010.
MANOVICH, L. 100 Billion Data Rows per Second: Media Analytics in the Early 21st Century. International Journal of Communication, n. 12, 2018, p.473–488. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/6160, acesso em 17/fev/2019.
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensão do homem. 11ª ed. São Paulo: Cultrix, 1996.
MIÈGE, B. A sociedade tecida pela comunicação: técnicas da informação e da comunicação entre inovação técnica e enraizamento social. São Paulo: Paulus, 2009.
MOREIRA, S.V. (2001). Tecnologia e legislação para o rádio no Século XXI. In: MOREIRA, S.V.; DEL BIANCO, N.R. (org). Desafios do Rádio no Século XXI. São Paulo: Intercom; Rio de Janeiro: UERJ, 2001, p. 14-24.
MOREIRA, S.V.; DEL BIANCO, N.R. (org). Desafios do Rádio no Século XXI. São Paulo: Intercom; Rio de Janeiro: UERJ, 2001.
ORTIZ, R. A moderna tradição brasileira. 5ª ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 2006.
ORTRIWANO, G.S. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação de conteúdo. 4ª ed. São Paulo, SP: Summus, 2001.
PARISER, E. (2012). O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Versão Kindle. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012.
PRIMO, A. Fases do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas formas de ser, conhecer, comunicar e produzir em sociedade. In: PRETTO, N.L.; SILVEIRA, S.A. (org). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: Edufba, 2008, p. 51-68.
REUTERS aponta que brasileiros demonstram um alto grau de preocupação com relação à desinformação. Portal Imprensa. 14/jun/2019. Disponível em: https://bit.ly/2Kl2wAC, acesso em 14/jul/2019
SABALLA JR., L. H.; FERRARETTO, L.A. Alterações no formato da reportagem no programa Chamada Geral, da Gaúcha, de Porto Alegre: dos anos 1980 até a contemporaneidade. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 41, 2018. Anais […], São Paulo: Intercom. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-0126-1.pdf, acesso em 17/fev/2019.
SODRÉ, M; FERRARI, M. H. Técnicas de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986.
STIERNSTEDT, F.. The Political Economy of the Radio Personality. Journal of Radio & Audio Media, v. 21, n. 2, p. 290-306, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/19376529.2014.950152, acesso em 17/fev/2019.
THOMPSON, J. B. A nova visibilidade. Matrizes, v.1, n.2, p.15-38, 2008. Disponível em http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p15-38, acesso em 13/out/2019.
USHER, N. Re-thinking Trust in the News: A material approach through “Objects of Journalism”. Journalism Studies, v. 19, n. 4, p. 564-578, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/1461670X.2017.1375391, acesso em 17/fev/2019.
VAN DIJCK, J. Datafication, dataism and dataveillance: Big Data between scientific paradigm and ideology. Surveillance & Society, 12 (2),197-208, 2014, Disponível em: http://dx.doi.org/10.24908/ss.v12i2.4776, acesso em 17/fev/2019.
VAN DJICK, J.; POELL, T. Understanding Social Media Logic. Media and Communication, v. 1, n. 1, p. 2-14, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12924/mac2013.01010002, acesso em 17/fev/2019.
ZUCULOTO, V.R.M. No ar: a história da notícia de rádio no Brasil. Florianópolis: Insular, 2012.

Publicado

2020-12-21

Cómo citar

GAMBARO, Daniel; FERRAZ, Nivaldo. RÁDIO E CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÃO NA ÉPOCA DOS ALGORITMOS: É POSSÍVEL SER OTIMISTA?. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 203–224, 2020. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/483. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.