Narrativas da arte no meio digital
Palavras-chave:
arte, digital, cultura, tecnologiaResumo
Este artigo trata de um projeto que conjuga temas de História da Arte aos meios digitais, visando apoio didático à disciplina. A opção por uma narrativa que permita desdobramentos em camadas de significados percebe o potencial de memória, agenciamento e interação que a rede oferece nos dias de hoje, visando estimular os espaços de reflexão além das imagens e textos apresentados.Downloads
Referências
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas. Elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas, vol. I. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 232.
Idem. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução (1936). In: Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Jürgen Habermas. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Coleção Os Pensadores.
MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck. O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.
HEGEL, Georg W. F. O Belo artístico ou o ideal. In: HEGEL, vida e obra. 3 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985. Coleção os Pensadores.
DAMISCH, Hubert. Théorie du nuage. Pour une histoire de la peinture. Paris: Seuil, 1972.
FOUCAULT, Michel. Las meninas. In: As palavras e as coisas. Lisboa: Portugália. 1968.
BATAILLE, Georges. Manet. New York: Skira. 1955.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma nova visão criadora. 2 ed. São Paulo: Pioneira. 1984.
BARTHES, Roland. A câmara clara: um estudo sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1984.
MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: Mit Press. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.