Arte, Educação e Tecnologia: experiências Educativas
Palavras-chave:
Arte e tecnologia, educação, novas mídias, experiências educativas, contemporaneidade, educação não-formalResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar experimentos realizados no ensino da arte integrado às novas tecnologias, vislumbrando a articulação e interação entre os campos da Arte, Tecnologia e Educação. Desta forma, serão apresentados os resultados e a avaliação das oficinas, bem como sua estrutura metodológica e a problematização a partir das questões surgidas.Downloads
Referências
ARANTES, Priscila. @rte e mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo: Senac São Paulo, c2005.
BARBOSA, Ana Mae (org). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.
______ (org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
CARMO, João Clodomiro do; Teixeira, João Fernandes; Benatton, Jocelyn. O que é informática; O que é inteligência artificial; O que é cibernética. São Paulo: Círculo do Livro, 1993. (Coleção Primeiros passos, 22)
COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia a realidade virtual. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
DOMINGUES, Diana (org). Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. Arte, Educação e Tecnologia: experiências Educativas • Rosângela Aparecida da Conceição São Paulo: Editora da UNESP, 2003.
______. Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação
Editora da Unesp, 1997.
FERRAZ, Maria H.C. de T.; Rezende e Fusari, Maria F. de. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1999.
FERREIRA, Anise A. G. D’orange. O métier do professor no contexto digital. In: SOTO, Ucy; MAYRINK, Mônica Ferreira; GREGOLIN, Isadora Valencise. Linguagem, educação e virtualidade: experiências e reflexões. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 53-67. Disponível em: <http://www.culturaacademica.com.br/downloads/%7B7FB2BEA6-
-432A-803B-B4C1AC031230%7D_Linguagem_educacao_e_virtualidade-BxRes.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2011.
FERREIRA, Aurora. Arte, tecnologia e educação: as relações com a criatividade. São Paulo: Annablume, 2008.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008. (Coleção Comunicações).
GIANETTI, Claudia. Estética digital: sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Tradução Maria Angélica Melendi. Belo Horizonte: C/Arte, 2006.
LEOTE, Rosangella. Considerações sobre arte e tecnologia. In: Ramos, Stella; Löbel, Thelma Azevedo. Arte e tecnologia. São Paulo: Caixa Cultural, 2010 (Encontros Arte Contemporânea e Educação).
LÉVY, Pierre. Cibercultura: relatório para o conselho da Europa no quadro do projecto “Novas tecnologias: cooperação cultural e comunicação”. Trad. José Dias Ferreira. Lisboa : Instituto Piaget, 2000.
______. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1996. (Coleção TRANS).
______. O que é virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996. (Coleção TRANS).
LOLLINI, Paolo. Didática & Computador: quando e como a informática na escola. Tradução Antonio Vietti e Marcos J. Marcionilo. São Paulo: Edições Loyola, 1991. (Coleção Realidade Educacional, 10).
MAGDALENA, Beatriz Corso; COSTA, Iris Elizabeth. Internet na sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. (Tecnologia educacional).
MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo, poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo : FTD, 1998.
PAREYSON , Luigi. Estetica: teoria della formativita. Postfazione di Maurizio Ferraris. IV edizione. Milano: Bompiani, 2005. (Colezione Saggi Tascabili, 73).
______. Os problemas da estética. Tradução Maria Helena Nery Garcez. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1997. (Ensino Superior).
PETTITO, Sônia. Projetos de trabalho em informática: desenvolvendo competências. Campinas: Papirus Editora, 2003. (Coleção Papirus Educação).
PIMENTEL, Lucia Gouveia (org). Som, gesto, forma e cor: dimensões de arte e seu ensino. Belo Horizonte: C/Arte, 2003.
RAMOS, Stella; LÖBEL, Thelma Azevedo. Arte e tecnologia. São Paulo: Caixa Cultural, 2010 (Encontros Arte Contemporânea e Educação).
ROCCO, Edwin Parra. Produção plástica da criança e novas tecnologias. In: Pimentel, Lucia Gouvêa. Som, gesto, forma e cor: dimensões de arte e seu ensino. 4ª edição. Belo Horizonte: C/Arte, 2003.
SALLES, Cecília Salles. Redes da criação: construção da obra de arte. 2ª edição. Vinhedo: Editora Horizonte, 2008.
TENÓRIO, Robinson Moreira. Cérebros e computadores: a complementaridade analógico-digital na informática e na educação. 3ª edição. São Paulo: Escrituras Editora, 1998. (Coleção Ensaios Transversais).
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção temas básicos de pesquisa-ação).
ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre a ciência. 3ª edição revisada. Campinas: Autores Associados, 2006. (Coleção polêmicas do nosso tempo, 59).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.