O ROMANCE DE FORMAÇÃO DE ACEROLA E LARANJINHA: UMA ANÁLISE DO SERIADO CIDADE DOS HOMENS (2002-2005)
Palabras clave:
adolescência no audiovisual brasileiro, ficção televisiva e crime organizado, Psicologia da adolescência.Resumen
O objetivo desse texto é analisar as representações da adolescência e suas crises como caracterizadas por Laranjinha e Acerola, os coprotagonistas do seriado televisivo brasileiro Cidade dos homens, que vivem em eterna situação de risco, em uma comunidade dominada pelo narcotráfico, tomando como amostra onze dos seus 20 episódios, veiculados entre 2002 e 2005. O enfoque principal vai privilegiar a discussão das representações de tópicos importantes da adolescência, como resiliência, funções da amizade, influência dos pares, funções do namoro, a parentalidade, virgindade e gravidez precoce e indesejada, entre outros. A abordagem propriamente narrativa destacará aspectos da estruturação dos argumentos, a saber, elementos dramatúrgicos do enredo, além da caracterização das personagens principais e coadjuvantes importantes.
Palavras-chave: adolescência no audiovisual brasileiro; ficção televisiva e crime organizado; Psicologia da adolescência.
Descargas
Citas
CLOUTIER, Richard.; DRAPEAU, Sylvie. Psicologia da adolescência. Petrópolis, RJ: Vozes, trad. Stephania Matousek, 2012.
FONSECA, Francisco.; JIMÉNEZ, Raúl. Creación de personajes para series. Madrid; Instituto RTVE, 2017.
MACHALSKI, Miguel. El punto G del guión cinematográfico. Madrid: T&B Editores, 2009.
MEIRELLES, Fernando. Cidade dos homens. Direção geral. BR: O2 Filmes, Rede Globo, 2002-2005, 20 cap.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia da televisão. São Paulo: Perspectiva, 2012.
PARENT-ALTIER, Dominique. O argumento cinematográfico. Lisboa: Texto & Grafia, trad. Pedro Duarte, 2009p.
SANTROCK, John. Adolescência. Porto Alegre: Artmed, trad. Sandra Rosa, 2014.
THOMPSON, Robert. Television’s second golden age. Syracuse: Syracuse University Press, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .