“Is This The Bronx?”: meios, mediações e a série “The Get Down” na Netflix
DOI:
https://doi.org/10.4322/2179-1465.0901009Palavras-chave:
Cultura digital, ficção seriada, mediação, netflix, hip-hop.Resumo
Este artigo discorre sobre a representação audiovisual do Hip-Hop. A análise centra-se na série "The Get Down" da Netflix. Apresenta-se aqui um breve histórico das mediações estereotipadas do negro no cinema, além de certos tensionamentos que moldam a imagem do Hip-Hop. Um exame que evidencia a marginalização midiática e a simplificação das múltiplas convergências identitárias que modelam o negro e a manifestação. Considerando que a produção audiovisual apresenta a expressão cultural de forma docilizada e introduz outra forma de representar o negro, argumenta-se que a série parece propor uma relativização dos modelos historicamente cristalizados do Hip-Hop.
Downloads
Referências
CHANG, Jeff; HERC, Kool. Can't stop won't stop: a history of the Hip-Hop culture. New York: St. Martin's Press, 2006.
COOK, Pam. Baz Luhrmann. Londres: Palgrave, 2010.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
HALL, Stuart. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
HALLINAN; Blake, STRIPHAS, Ted. Recommended for you: the Netflix prize and the production of algorithmic culture. Londres: Saga, 2014.
HIPHOP Evolution. Direção: Darby Wheeler. Produção: Darby Wheeler, Sam Dunn e Scot McFadyen. Toronto: HBO Canada, 2016. Streaming (180 min).
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão. São Paulo: Editora Aleph, 2014.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.
LEAL, Sergio. Acorda Hip-Hop: despertando um movimento em transformação. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2005
NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Cia das Letras, 1995
OLSON, Debbie. Black children in Hollywood cinema: Cast In Shadow. Londres. Palgrave, 2017
PEREIRA DE SÁ, Simone. Em busca dos rastros e das materialidades das cenas virtuais. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Manaus: INTERCOM, 2013.
RAMSEY, Guthrie. Race music: black cultures from bebop to Hip-Hop. Berkeley: University of California Press, 2003.
ROSE, Tricia. Black noise: rap music and black culture in contemporary America. Kindle Edition, 2014.
STRANGELOVE, Michael. Post-tv: piracy, cord-cutting, and the future of television. Toronto: University of Toronto Press, 2015
WOLFF, Michael. Televisão é a nova televisão. Globo Livros: São Paulo, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.