PENSAR O PATRIMÔNIO CINEMATOGRÁFICO A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

UMA ANÁLISE DO CASO FRANCÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p434-457

Palavras-chave:

cinema, patrimônio cinematográfico, políticas públicas

Resumo

Neste artigo, procuramos apresentar um panorama e uma reflexão a respeito das políticas públicas para o patrimônio cinematográfico na França. Contextualizamos historicamente essa preocupação e sua evolução no seio do Estado francês e como ela se traduziu em medidas efetivas para estimular e dar suporte ao setor centrando-se em dois pilares: fortalecimento das instituições patrimoniais e engajamento/envolvimento do setor privado nessa seara a fim de expandir ações em torno da recuperação e difusão de obras do passado. Nesse sentido, também apresentamos aqui os mecanismos de fomento atualmente disponíveis para a área naquele país.

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Biografia do Autor

Liciane Timoteo de Mamede, Unicamp

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp. Possui mestrados em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2014) e em Valorização do Patrimônio Audiovisual pela Universidade Paris 8 (2017), com período de mobilidade na Universidade Nova de Lisboa e estágios nos festivais Il Cinema Ritrovato, organizado pela Cineteca di Bologna e Toute la mémoire du monde, organizado pela Cinémathèque Française.

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

TIMOTEO DE MAMEDE, L. PENSAR O PATRIMÔNIO CINEMATOGRÁFICO A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DO CASO FRANCÊS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 434–457, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p434-457. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/634. Acesso em: 13 nov. 2024.