CREATIVE PONTENTIAL OF THE WRITER’S ROOM AND THE ROLE OF THE SHOWRUNNER

PRELIMINARY NOTES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p25-41

Keywords:

writers' room, showrunner, creative environments

Abstract

The writers' room consists of a work environment in which professionals develop scripts, mainly for series. As creativity is influenced by the work environment, this article seeks to identify which and how the characteristics of a creative environment are placed, such as freedom, challenge and support from the boss, in the dynamics of scriptwriters' rooms. Narrative literature review is used. The role of the leader in this context is discussed and an attempt is made to initiate an investigation with the intention of understanding how the writers 'rooms can be managed in order to become positive influences on the writers' creativity.

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Author Biographies

Ana Heloiza Vita Pessotto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutoranda em Mídia e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestra em Comunicação Midiática e bacharela em Comunicação Social - Radialismo, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pesquisas direcionadas à produção audiovisual e à criatividade. Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade (Lecotec) e do Grupo de Análise do Audiovisual (GrAAu). Organizadora da coletânea: Mídia, cultura inovativa e economia criativa em tempos pandêmicos (2020). Atua como roteirista, produtora cultural e audiovisual. Idealizadora do aplicativo "A CineastA", catálogo de obras audiovisuais dirigidas por brasileiras. Membro do Plano Conjunto - Coletivo de Produção Audiovisual de Bauru, instituição gestora do Arranjo Produtivo Local de Audiovisual de Bauru.

Juliano Maurício de Carva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Livre-docente em Políticas de Comunicação, Mídia e Indústrias Criativas pela Unesp. Pós-doutorado pela Universidade de Sevilha e Universidade Carlos III de Madri. É vice-coordenador do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do curso de Jornalismo e líder do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor em Comunicação pela Umesp, mestre em Ciência Política pela Unicamp e bacharel em Jornalismo pela PUC-Campinas. Foi conselheiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, diretor da Associação Brasileira de Televisão Universitária, coordenador do Grupo de Trabalho de Políticas de Comunicação da Intercom, vice-presidente e diretor de Relações Institucionais do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e diretor de Comunicação da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. Coordenou o mestrado profissional em Televisão Digital e Mídia e Tecnologia da Unesp. Publicou artigos, capítulos de livros e trabalhos em eventos científicos nas áreas de jornalismo e inovação, políticas de comunicação, gestão da informação e criatividade, economia da comunicação e da cultura e organizou as coletâneas: Mídia, cultura inovativa e economia criativa em tempos pandêmicos (2020), Políticas de Comunicação: Instituições, Tecnologia e Regulação (2019), Jornalismo e convergência (2014), Economia política da comunicação: digitalização e sociedade (2013) e O novo rádio: cenários da radiodifusão na era digital (2010)

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Published

2021-06-27

How to Cite

PESSOTTO, Ana Heloiza Vita; CARVA, Juliano Maurício de. CREATIVE PONTENTIAL OF THE WRITER’S ROOM AND THE ROLE OF THE SHOWRUNNER: PRELIMINARY NOTES. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 25–41, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p25-41. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/618. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Desafios, tendências e pesquisas. Roteiros Audiovisuais

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