Inimigos mais perto ainda: Globo produz conteúdo para hater e troll
Palavras-chave:
Troll, Hater, Anti-fã, Fã, Ficção Seriada TelevisivaResumo
Gray (2003) cunhou o termo anti-fã e Theodoropoulou (2007) aprofundou seus estudos sobre esseconceito; haters e trolls são espectadores que falam mal dos produtos mas não são anti-fãs, como diriaGray. Para criar e entender sátiras sobre ficção é preciso conhecê-la. A Globo, dona dos produtossatirizados, notou a existência do nicho, atingido por outras empresas, produzindo esse conteúdo noportal Gshow, indício de que esses grupos são interessantes comercialmente para os produtores deconteúdo.Downloads
Referências
AMARAL, A.; NATAL, G.; VIANA, L. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. In Cadernos da Escola de Comunicação, v.6, n.1, p. 34-40, 2008.
AMARAL, A., RECUERO, R., MONTARDO, S. Blogs: mapeando um objeto. In: Anais do GT Digital do VI Congresso Nacional de História da Mídia, Niterói, UFF, Rio de Janeiro, 2008.
BALOGH, Anna Maria. Sobre o conceito de ficção na TV. In: XXV Congresso brasileiro de ciências da comunicação. Salvador. 2002.
GRAY, Jonathan. New Audiences, New Textualities Anti-Fans and Non-Fans. International journal of cultural studies, v. 6, n. 1, p. 64-81, 2003.
GENETTE, Gérard. Paratexts: Thresholds of interpretation. Cambridge University Press, 1997.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Aleph, 2008.
LEVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola: 1999.
______. Cibercultura. São Paulo: Editora, v. 34, 1999.
PEARSALL, Judy; HANKS, Patrick (Ed.). The new Oxford dictionary of English. Clarendon Press, 1998.
RITZER, George; JURGENSON, Nathan. Production, Consumption, Prosumption The nature of capitalism in the age of the digital ‘prosumer’. Journal of consumer culture, v. 10, n. 1, p. 13-36, 2010. Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar?q=Production%2C+Consumption%2C+Prosumption&btnG=&hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5. Acesso em: 30 de Ago. 2014.
THEODOROPOULOU, Vivi. The anti-fan within the fan: Awe and envy in sport fandom. Fandom: Identities and communities in a mediated world, p. 316-27, 2007.
TOLEDO, G. M. Aspectos Canônicos da Narrativa Transmidiática em LOST. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
TOLEDO, G. M.; PESSOTTO, A. H. V. Espalhar e Perfurar: e nós com isso? In: Anais do Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.