O LUGAR DO SHOWRUNNER NA CONSTRUÇÃO DA AUTORIA NA TELEVISÃO CONTEMPORÂNEA

UMA REFLEXÃO A PARTIR DA SERIALIZAÇÃO DE FARGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p5-24

Palavras-chave:

Autoria, séries televisivas, showrunner

Resumo

O recente crescimento das narrativas televisivas tem chamado atenção para a produção de séries de prestígio adaptadas a partir do cinema. Além de levantar questões a respeito de relações intertextuais, tais adaptações tensionam o conceito de autoria. A partir da análise da série Fargo, criada pelo showrunner Noah Hawley a partir do filme de Joel e Ethan Coen, propomos uma discussão sobre a construção do lugar da autoria no cinema e na televisão. Argumentamos, por fim, que a defesa de uma posição autoral pelos roteiristas nas séries se relaciona com o processo de legitimidade do campo televisivo.

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Biografia do Autor

Ludmila Moreira Macedo de Carvalho, UFRB

Professora Adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT-UFRB). Possui doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université de Montreal - Canadá (2009). Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Laboratório de Análise de Teleficção (A-Tevê) do POSCOM/UFBA. Lidera o grupo de Pesquisa e Extensão Cinececult - Laboratório de Apreciação e Análise do Audiovisual na UFRB.

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

MOREIRA MACEDO DE CARVALHO, Ludmila. O LUGAR DO SHOWRUNNER NA CONSTRUÇÃO DA AUTORIA NA TELEVISÃO CONTEMPORÂNEA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA SERIALIZAÇÃO DE FARGO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 5–24, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p5-24. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/601. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Desafios, tendências e pesquisas. Roteiros Audiovisuais

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