A PRIMEIRA DÉCADA DE PRODUÇÃO ORIGINAL NETFLIX

FORMATOS DE FICÇÃO TELEVISIVA SERIADA EM CONTEXTOS TRANSNACIONAIS E TRANSCULTURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2024v15i2p30-56

Palavras-chave:

formatos televisivos, transnacionalização de conteúdos, Netflix

Resumo

O artigo discute o formato nos debates sobre produção, distribuição e circulação de produtos televisivos em serviços de streaming. Consideramos o momento atual, marcado por processos de globalização-localização de conteúdos, para debater a transnacionalização de formatos seriados. Analisamos o formato como conceito, tecnologia cultural e estratégia comercial a partir das produções originais Netflix disponíveis no catálogo brasileiro até 2023. Concluímos que os formatos são importantes componentes de internacionalização, mas questionamos se a ampla oferta de conteúdo de diferentes origens resulta necessariamente em maior diversidade de abordagens sociais, estéticas e geopolíticas, já que compreensão transcultural exige certa padronização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Palma Mungioli, Universidade de São Paulo

Professora Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Coordenadora do GELiDis - Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (CNPq/ECA-USP). Pesquisadora Produtividade CNPq (Processo 315611/2023-5).

Ligia Prezia Lemos, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP; com pós-doutorado e mestrado pela mesma instituição. Vice coordenadora do GP Ficção Televisiva Seriada da Intercom. Pesquisadora do GELiDis, Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (ECA-USP).

Tomaz Affonso Penner, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, com mestrado pela mesma instituição. Vice-coodenador do GELiDis, Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (ECA-USP). Professor no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Referências

ANG, Ien. A ficção televisiva no mundo: melodrama e ironia em perspectiva global. MATRIZes Ano 4, nº 1 jul./dez. 2010. São Paulo, Brasil p. 83-99.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo. Hucitec, 1992.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998

BIELB, Denise; HARRINGTON, C. Lee. Global TV: Exporting Television and Culture in the World Market. New York; London: New York University Press, 2008.

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube: Online Video and Participatory Culture. 2009.

CALDWELL, John. T. Televisuality: Style, crisis, and authority in American television. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press, 1995.

CANCLINI, Néstor G. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

CASTELLS, Manuel. Communication Power. New York: Oxford University Press Inc., 2009.

CHALABY, Jean. Drama without Drama: The Late Rise of Scripted TV Formats. 2015. Television & New Media. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1527476414561089?icid=int.sj-abstract.similar-articles.5. Acesso em 17 mar. 2024.

CHALABY, Jean; ESSER, Andrea. The TV format trade and the world media system: Change and continuity. International Journal of Digital Television. April 2017. DOI: 10.1386/jdtv.8.1.3_2 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316923161_The_TV_format_trade_and_the_world_media_system_Change_and_continuity Acesso em 17 mar. 2024.

CHAMBAT-HOUILLON, Marie-France. Quand y a-t-il format? In: Penser la création télévisuelle, dir. Emmanuelle André, François Jost et al., Publications de l’université de Provence, 2009, 243-252. Disponível em: https://hal.science/hal-02866195 Acesso em 01 mar. 2024.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

ESQUENAZI, Jean-Pierre. As séries televisivas. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.

ESSER, Andrea. Television Formats: Primetime Staple, Global Market. Popular Communication, 8: 273-292, 2010.

FUNG, Anthony. The Globalization of TV Formats. In: OAKLEY, Kate, O'CONNOR, Justin (Eds.). The Routledge Companion to the Cultural Industries. New York: Routledge, 2015.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Lamparina, 2019.

HALL, Stuart. Codificação/Decodificação. In: HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Apicuri, 2016.

HAN, Byung-Chul. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

HEPP, Andread. Transcultural Communication. United Kingdom: John Wiley and Sons, 2015

JAHNKE, Art. Netflix, Spotify, and How Data is Shaping the Arts. BU Today. Boston University, 2019. Disponível em: https://www.bu.edu/articles/2019/data-arts/#. Acesso em 16 mar. 2024

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JENNER, Mareike. Binge-Watching and Contemporary Television Studies. Edimburgh: Edinburgh University Press, 2021.

JOST, François. Comprendre la télévision et ses prodogrammes. Paris: Armand Colin, 2017.

JOST, François.. Do que as séries americanas são sintoma? Porto Alegre: Sulina, 2012.

KRAIDY, Marwan M. Hybridity, or the cultural logic of globalization. Filadelfia, PA: Temple University Press, 2005.

LOTZ, Amanda D. We now disrupt this broadcast: how cable transformed television and the internet revolutionized it all. Cambridge: The MIT Press, 2018.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro, Editora UFRJ: 2001.

MITTELL, Jason. Complex TV: The Poetics of Contemporary Television Storytelling. NYU Press, 2015.

MITTELL, Jason. Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea. MATRIZes, 5(2), 29-52: 2012.

MITTELL, Jason. Genre and television. From cop shows to cartoons in American culture. New York: Routledge, 2004.

MONNET-CANTAGREL, Helene. Le format bible des séries télévisées. Paris: L’Harmattan, 2018.

MONNET-CANTAGREL, Helene. The Good Doctor et le pouvoir d’un format. TV/Series, 21, 2023. Disponível em: http://journals.openedition.org/tvseries/7194 Acesso em 17 mar. 2024.

MORAN, Albert.; KEANE, Michael. Television Across Asia. Television Industries, programme formats and globalization. London: RoutledgeCurzon, 2004.

MORIMOTO, Lori. Transnational Media Fan Studies. In: Click, M.; Scott, S. The Routledge Companion to Media Fandom. London: Routledge, 2017.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

MUNGIOLI, Maria Cristina Palma. A dupla articulação gênero-formato ficcional como instância de mediação local. In: TRINDADE, E. B.; LACERDA, J. S.; FERNANDES, M. L. (orgs.). Entre comunicação e mediações: visões teóricas e empíricas. São Paulo: ECA/USP, 2019. Campina Grande: Ed. da UEPB, 2019

MUNGIOLI, Maria Cristina Palma; LEMOS, Ligia Prezia; PENNER, Tomaz A. K-dramas originais Netflix no catálogo brasileiro: melodrama e literacia midiática. RuMoRes, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 55–76, 2023.

NETFLIX. Shareholders Letter. October 18, 2023. Disponível em: https://s22.q4cdn.com/959853165/files/doc_financials/2023/q3/FINAL-Q3-23-Shareholder-Letter.pdf Acesso em 04 nov. 2023

NYE JR., Joseph S. The benefits of soft power. Working Knowledge. Harvard Business School. 2004. Disponível em: http://hbswk.hbs.edu/archive/4290.html. Acesso em 17 mar. 2024.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

PENNER, Tomaz A. A produção original da Netflix de 2013 a 2020: nacionalidades dos títulos e tendências. Interin, Curitiba, v.28, n. 2, jul./dez. 2023.

PENNER, Angela; STRAUBHAAR, Joseph. Netflix and the Preservation of Transcultural TV Formats in Global Streaming. Matrizes, v. 14, n. 1, p. 177-200, 2020.

RIOS, Daniela; MEIMARIDIS, Melina. Streaming de vídeo no Brasil e na América Latina: uma conversa com Joseph Straubhaar. Contracampo, Niterói, v. 42, n. 1, jan./abr, 2023.

SARI, Engin. Korean Wave TV Dramas and Turkish Remakes of K-Dramas: The Politics of Intercultural Communication and Cultural Meanings of Modernization. Journal of Social and Political Sciences, 6(2), 212-229, 2023. DOI:10.31014/aior.1991.06.02.421. Disponível em: https://www.asianinstituteofresearch.org Acesso em 17 mar. 2024.

SCHAEFFER, Jean-Marie. Pour quoi la fiction? Paris: Seuil, 1999.

SCOLARI, Carlos. Alfabetismo transmedia en la nueva ecología de los medios. Libro Blanco del proyecto Transmedia Literacy. 2018. Disponível em: http://transmedialiteracy.upf.edu/sites/default/files/files/TL_whit_es.pdf . Acesso em 17 mar. 2024.

SILVA, Marcel Vieira Barreto. Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade. Galaxia, n. 27, pp. 241-252. Jun. 2014.

STRAUBHAAR, Joseph. Global television: From global to local. Los Angeles, CA: Sage, 2007.

TAPLIN, Jonathan. Move Fast and Break Things: How Facebook, Google, and Amazon Cornered Culture and Undermined Democracy. Little Brown and Company, 2017.

THOËR, Christine; BOISVERT, Stéfany; NIEMEYER, Katharina. La télévision à l’ère des plateformes. Quels enjeux et opportunités pour l’industrie de l’audiovisuel et les public? Questions de communication, 2022, 41, 315-338.

TRINDADE, Elaine Alves. A Legendagem de séries brasileiras em português-inglês: um estudo do impacto da tradução sob a ótica da Linguística de Corpus e da Análise de Sentimento. Tese de doutorado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

PALMA MUNGIOLI, Maria Cristina; PREZIA LEMOS, Ligia; AFFONSO PENNER, Tomaz. A PRIMEIRA DÉCADA DE PRODUÇÃO ORIGINAL NETFLIX: FORMATOS DE FICÇÃO TELEVISIVA SERIADA EM CONTEXTOS TRANSNACIONAIS E TRANSCULTURAIS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 30–56, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2024v15i2p30-56. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/856. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.