O CANCELAMENTO DE SÉRIES AUDIOVISUAIS E AS POSSIBILIDADES DE INSTRUMENTALIZAÇÃO DA NOSTALGIA
UM ESTUDO DE CASO SOBRE A NETFLIX
DOI:
https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2024v15i2p57-93Palavras-chave:
Cancelamento de séries audiovisuais, Nostalgia, NetflixResumo
Este artigo investiga como o cancelamento de obras audiovisuais seriadas pode ser entendido como parte das estratégias da gigante do streaming norte-americano, a Netflix, na retomada da audiência, a partir do apelo à memória afetiva das comunidades de telespectadores. Parte-se da premissa que a Netflix esteja criando o seu próprio passado, estimulando e engajando afetivamente audiências distintas, tendo em vista o impacto das práticas de instrumentalização da nostalgia atrelada aos seus interesses mercadológicos. Com base em dados empíricos e articulação com o escopo teórico que reforçam a expressividade das práticas de instrumentalização da nostalgia, o estudo defende que a prática do cancelamento estimula a interação do público e mobiliza a sua participação a partir da dimensão da memória afetiva.
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