O CANCELAMENTO DE SÉRIES AUDIOVISUAIS E AS POSSIBILIDADES DE INSTRUMENTALIZAÇÃO DA NOSTALGIA

UM ESTUDO DE CASO SOBRE A NETFLIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2024v15i2p57-93

Palavras-chave:

Cancelamento de séries audiovisuais, Nostalgia, Netflix

Resumo

Este artigo investiga como o cancelamento de obras audiovisuais seriadas pode ser entendido como parte das estratégias da gigante do streaming norte-americano, a Netflix, na retomada da audiência, a partir do apelo à memória afetiva das comunidades de telespectadores. Parte-se da premissa que a Netflix esteja criando o seu próprio passado, estimulando e engajando afetivamente audiências distintas, tendo em vista o impacto das práticas de instrumentalização da nostalgia atrelada aos seus interesses mercadológicos. Com base em dados empíricos e articulação com o escopo teórico que reforçam a expressividade das práticas de instrumentalização da nostalgia, o estudo defende que a prática do cancelamento estimula a interação do público e mobiliza a sua participação a partir da dimensão da memória afetiva.

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Biografia do Autor

Valdemir Soares dos Santos Neto, Universidade do Algarve (UAlg)

Doutorando em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve (em associação com a Universidade Aberta) e em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Memória, Afeto e Redes Convergentes (marc.).

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

SANTOS NETO, Valdemir Soares dos. O CANCELAMENTO DE SÉRIES AUDIOVISUAIS E AS POSSIBILIDADES DE INSTRUMENTALIZAÇÃO DA NOSTALGIA : UM ESTUDO DE CASO SOBRE A NETFLIX. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 57–93, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2024v15i2p57-93. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/776. Acesso em: 20 jan. 2025.

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