AUDIOVISUAL E ENSINO NÃO PRESENCIAL
PROBLEMATIZAÇÃO DA PRODUÇÃO PELO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2022v13i1p188-202Palavras-chave:
educação, audiovisual, produçãoResumo
O presente artigo propõe um estudo de produção e forma de apresentação de conteúdos audiovisuais para o Ensino Não Presencial (ENP), com o objetivo de estabelecer questionamentos sobre as práticas e os formatos. Para isso, foram realizadas análises de 30 aulas não presenciais de diferentes cursos, categorizando-as com base em seu formato audiovisual. Como princípio norteador desta proposta de análise crítica está o Paradigma da Complexidade que, em sua forma de entender as inter relações entre os conteúdos, desenha caminhos frutíferos para uma aplicação mais arrojada como forma de construção prática de conteúdos educacionais para o ENP.
Downloads
Referências
Eletrônica de Ciências - CDCC - USP, São Carlos – SP, 2007.
ARROIO, A. ; GIORDAN, Marcelo. O Vídeo Educativo: aspectos da organização do ensino.
Química Nova na Escola, v. 24, p. 8-12, 2006.
BRAGA, José Luiz; CALAZANS, Regina. Comunicação e educação. São Paulo: Hacker, 164 p., 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 873 de 7 de abril de 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portarias/portaria873.pdf, acessado em: 20 de jan, 2021.
BRASIL. Lei Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm, acessado em: 20 de jan, 2021.
FRICK, Loriane T. Scientia Educação. Curitiba, 2021. Entrevista concedida a UFPR TV. Disponível em: www.youtube.com/tvufpr.
INEP. Censo da Educação Superior 2018: Divulgação de resultados. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira / Ministério da Educação, Brasilia - DF, 2019. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/documentos/apresentacao_censo_superior2018.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.
INEP. Censo da Educação Superior 2019: Notas estatísticas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira / Ministério da Educação, Brasilia - DF, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.
JACQUINOT, Geniève. Imagem e Pedagogia. Tradução por Manuel Pedras e Lia Raquel Oliveira. Lisboa, Edições Pedago, 2006.
MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Maria da Conceição de Almeida, Edgard de Assis Carvalho, (orgs.) - 4. ed. - São Paulo: Cortez: 2007
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Edgar Morin; tradução de Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 3ª Edição, 2005.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rene Rodriguez Lopez, Marcos Américo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.