POTENCIAL CRIATIVO DA SALA DE ROTEIRISTAS E O PAPEL DO SHOWRUNNER

APONTAMENTOS PRELIMINARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p25-41

Palavras-chave:

sala de roteiristas, showrunner, ambientes criativos

Resumo

A sala de roteiristas consiste em um espaço de trabalho em que os profissionais desenvolvem roteiros, principalmente para séries. Como a criatividade é influenciada pelo ambiente de trabalho, o presente artigo busca identificar quais e como estão colocadas as características de um ambiente criativo, como liberdade, desafio e suporte da chefia, na dinâmica de salas de roteiristas. Utiliza-se revisão narrativa de literatura. Discute-se o papel do líder neste contexto e busca-se iniciar uma investigação com a intenção de entender como as salas de roteiristas podem ser gerenciadas com o intuito de se tornarem influências positivas à criatividade dos roteiristas.  

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Biografia do Autor

Ana Heloiza Vita Pessotto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutoranda em Mídia e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestra em Comunicação Midiática e bacharela em Comunicação Social - Radialismo, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pesquisas direcionadas à produção audiovisual e à criatividade. Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade (Lecotec) e do Grupo de Análise do Audiovisual (GrAAu). Organizadora da coletânea: Mídia, cultura inovativa e economia criativa em tempos pandêmicos (2020). Atua como roteirista, produtora cultural e audiovisual. Idealizadora do aplicativo "A CineastA", catálogo de obras audiovisuais dirigidas por brasileiras. Membro do Plano Conjunto - Coletivo de Produção Audiovisual de Bauru, instituição gestora do Arranjo Produtivo Local de Audiovisual de Bauru.

Juliano Maurício de Carva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Livre-docente em Políticas de Comunicação, Mídia e Indústrias Criativas pela Unesp. Pós-doutorado pela Universidade de Sevilha e Universidade Carlos III de Madri. É vice-coordenador do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do curso de Jornalismo e líder do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor em Comunicação pela Umesp, mestre em Ciência Política pela Unicamp e bacharel em Jornalismo pela PUC-Campinas. Foi conselheiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, diretor da Associação Brasileira de Televisão Universitária, coordenador do Grupo de Trabalho de Políticas de Comunicação da Intercom, vice-presidente e diretor de Relações Institucionais do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e diretor de Comunicação da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. Coordenou o mestrado profissional em Televisão Digital e Mídia e Tecnologia da Unesp. Publicou artigos, capítulos de livros e trabalhos em eventos científicos nas áreas de jornalismo e inovação, políticas de comunicação, gestão da informação e criatividade, economia da comunicação e da cultura e organizou as coletâneas: Mídia, cultura inovativa e economia criativa em tempos pandêmicos (2020), Políticas de Comunicação: Instituições, Tecnologia e Regulação (2019), Jornalismo e convergência (2014), Economia política da comunicação: digitalização e sociedade (2013) e O novo rádio: cenários da radiodifusão na era digital (2010)

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

PESSOTTO, Ana Heloiza Vita; CARVA, Juliano Maurício de. POTENCIAL CRIATIVO DA SALA DE ROTEIRISTAS E O PAPEL DO SHOWRUNNER: APONTAMENTOS PRELIMINARES. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 25–41, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p25-41. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/618. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Desafios, tendências e pesquisas. Roteiros Audiovisuais

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