O ROMANCE DE FORMAÇÃO DE ACEROLA E LARANJINHA: UMA ANÁLISE DO SERIADO CIDADE DOS HOMENS (2002-2005)
Palavras-chave:
adolescência no audiovisual brasileiro, ficção televisiva e crime organizado, Psicologia da adolescência.Resumo
O objetivo desse texto é analisar as representações da adolescência e suas crises como caracterizadas por Laranjinha e Acerola, os coprotagonistas do seriado televisivo brasileiro Cidade dos homens, que vivem em eterna situação de risco, em uma comunidade dominada pelo narcotráfico, tomando como amostra onze dos seus 20 episódios, veiculados entre 2002 e 2005. O enfoque principal vai privilegiar a discussão das representações de tópicos importantes da adolescência, como resiliência, funções da amizade, influência dos pares, funções do namoro, a parentalidade, virgindade e gravidez precoce e indesejada, entre outros. A abordagem propriamente narrativa destacará aspectos da estruturação dos argumentos, a saber, elementos dramatúrgicos do enredo, além da caracterização das personagens principais e coadjuvantes importantes.
Palavras-chave: adolescência no audiovisual brasileiro; ficção televisiva e crime organizado; Psicologia da adolescência.
Downloads
Referências
CLOUTIER, Richard.; DRAPEAU, Sylvie. Psicologia da adolescência. Petrópolis, RJ: Vozes, trad. Stephania Matousek, 2012.
FONSECA, Francisco.; JIMÉNEZ, Raúl. Creación de personajes para series. Madrid; Instituto RTVE, 2017.
MACHALSKI, Miguel. El punto G del guión cinematográfico. Madrid: T&B Editores, 2009.
MEIRELLES, Fernando. Cidade dos homens. Direção geral. BR: O2 Filmes, Rede Globo, 2002-2005, 20 cap.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia da televisão. São Paulo: Perspectiva, 2012.
PARENT-ALTIER, Dominique. O argumento cinematográfico. Lisboa: Texto & Grafia, trad. Pedro Duarte, 2009p.
SANTROCK, John. Adolescência. Porto Alegre: Artmed, trad. Sandra Rosa, 2014.
THOMPSON, Robert. Television’s second golden age. Syracuse: Syracuse University Press, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.