IDENTIFICANDO PERFIS DE GAMERS NA ESPM

UM ESTUDO DE CARÁTER QUANTITATVO UTILIZANDO COMO BASE A PESQUISA NEWZOO’S GAMER SEGMENTATION™

Autores

  • Vicente Martin Mastrocola Escola Superior de Propaganda e Marketing - São Paulo https://orcid.org/0000-0003-0394-8924
  • Felipe Correa Mello Faculdades Metropolitanas Unidas

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p192-206

Palavras-chave:

pesquisa quantitativa, Newzoo’s Gamer Segmentation™, perfis de gamers

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar perfis de gamers na graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Tomando como base a pesquisa Gamer Segmentation™, realizada pelo instituto holandês Newzoo, que apresenta nove perfis/personas que compõem o mercado mundial de games na atualidade, aplicamos uma survey online buscando entender – a partir desse estudo – quais os tipos de consumidores de games que são mais proeminentes no ambiente da faculdade ESPM. Como recorte para este projeto, aplicamos um questionário estruturado quantitativo em turmas que cursam disciplinas relacionadas ao universo dos games: Game Essentials (no curso de Sistemas de Informação), Ciclos de Produção 5 – Projeto de Game (no curso de Cinema e Audiovisual) e E-Sports e o Ecossistema Gamer (disciplina eletiva que congrega estudantes de todos os cursos da faculdade ESPM); no intervalo de duas semanas obtivemos 96 questionários respondidos e pudemos compreender alguns aspectos fundamentais de como é o perfil do consumidor de games no âmbito em questão. Indo além, por meio deste estudo, foi possível compreender questões de consumo midiático relacionado aos games, consumo de produtos do universo gamer e que tipos de perfis de jogadores/consumidores de games temos na faculdade. O estudo a seguir, além de mostrar um panorama desta robusta indústria, também sinaliza alguns caminhos de conteúdo que podem ser abordados ou aprimorados nas disciplinas em questão.

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Biografia do Autor

Vicente Martin Mastrocola, Escola Superior de Propaganda e Marketing - São Paulo

Doutor em Comunicação e Consumo pela ESPM. Professor das disciplinas de Gamification, eSports & o Ecossistema Gamer e Game design na ESPM (São Paulo). Professor de Game design e Indústria de Games na PUC (São Paulo). Game designer parceiro da Grow Jogos, COPAG e GoGamers.

Felipe Correa Mello, Faculdades Metropolitanas Unidas

Doutor em Comunicação e Consumo pela ESPM. Professor na Amamundi Educacional.

Referências

BERIMBAU, Mauro. Do casual ao hardcore: os perfis dos gamers brasileiros. São Paulo: Edição do autor, 2020.

FLANAGAN, Mary. Critical Play: Radical Game Design. Cambridge: The MIT Press, 2009.

LANDERS, Richard; BAUER, Kristina. Quantitative methods and analyses for the study of players and their behaviour. IN: LANKOSKI, Petri; BJÖRK, Staffan (Eds.). Game research methods: an overview. Halifax: ETC Press, 2015. p.151-173

MELLO, Felipe Correa; MASTROCOLA, Vicente Martin. Game cultura: comunicação, entretenimento e educação. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

SASSATELLI, Roberta. Consumer culture: history, theory, and politics. London: Sage, 2010.

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

MASTROCOLA, Vicente Martin; MELLO, Felipe Correa. IDENTIFICANDO PERFIS DE GAMERS NA ESPM: UM ESTUDO DE CARÁTER QUANTITATVO UTILIZANDO COMO BASE A PESQUISA NEWZOO’S GAMER SEGMENTATION™. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 192–206, 2023. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p192-206. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/660. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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