Imagem e Projeções Memoriais em Audiovisuais Publicitários
Palavras-chave:
audiovisual, publicidade, memória, imagem, comoçãoResumo
O artigo tem por objetivo discutir os sentidos memoriais de comoção que se atualizam em vídeos publicitários da marca Johnson´s Baby. Para tanto, foram feitos dois movimentos de análise: o primeiro, dedicou-se a autenticar tópos temáticos (clichês da publicidade); e o segundo, compreender a qualidade comovente do audiovisual a partir das imagens da memória, da imagem-lembrança e da imagem-afecção. Nas considerações finais, o artigo apresenta os quatro tipos de projeções memoriais percebidos: da tradição, do “Bebê Johnson´s”, do amor fundamental e da própria marca.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.
BERGSON, Henri. A evolução criadora. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BERGSON, Henri. Memória e vida. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CARRASCOZA, João Anzanello. Redação Publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.
DELEUZE, Gilles. Cinema I: A imagem-movimento. São Paulo, SP: Brasiliense, 1983.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998.
GALHARDI, Luciana Pletsch. A imagem-comoção publicitária no audiovisual. Tese (doutorado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, 2019. Disponível em http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7969. Acesso junho/2020.
HUHTAMO, Erkki. Dismantling the fairy engine: Media archaeology as topos study. Media archaeology: Approaches, applications, and implications, p. 27-47, 2011
KILPP, Suzana. A traição das imagens: espelhos, câmeras e imagens especulares em reality shows. Porto Alegre: Entremeios, 2010.
KILPP, Suzana; AUTOR. Para entender as imagens: como ver o que nos olha? Porto Alegre: Entremeios, 2013.
MOLDER, Maria Filomena. Método é desvio. Uma experiência de limiar. In: OTTE, Georg et al. (Org.). Limiares e passagens em Walter Benjamin. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
VIRILIO, Paul. Real e virtual e instrumental. In: PARENTE, André (Org). Imagem máquina. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.