Transmídia como ferramenta educacional na área de Moda
relatos interdisciplinares acerca da produção de fashion films
Palavras-chave:
Transmídia, Educação, Moda, Interdisciplinar, Fashion filmsResumo
A narrativa transmídia, oriunda da área do entretenimento, é conhecida por aquelas histórias que se expandem em diferentes plataformas, a partir de uma mídia de origem. Na área da Educação ela pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem por despertar nos estudantes a procura e a produção de conteúdos. A partir desse contexto, o objetivo deste artigo é o de relatar uma prática educativa interdisciplinar que utiliza técnicas transmídia e de produção de moda para a concepção de fashion films, a partir de um episódio do seriado de televisão Sex and the city. A atividade ocorreu com uma turma de graduação em Moda de uma universidade do sul do país. Como principal resultado foi percebido que as práticas interdisciplinares como essa se tornam profícuas para o processo de desenvolvimento de produtos audiovisuais de moda e de como eles podem comunicar sua imagem perante a sociedade em múltiplas plataformas.
Downloads
Referências
BENNETT, Sue. BISHOP, Andrea. DALGARNO, Barney. WAYCOTT, Jenny. KENNEDY, Gregor. Implementing Web 2.0 technologies in higher education: A collective case study. Informática e educação, v.59, 2012, p.524-534.
BORGES, Aline Monteiro Homssi. Personagens e universos narrativos em adaptações e narrativas transmídia: análise de A dança dos dragões e produtos derivados. 2017. 249 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Comunicação, Pós-Graduação em Comunicação e Temporalidades, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
CANAVILHAS, João. Journalism in the Twenty-First Century: To Be or Not to Be Transmedia? In: GAMBARATO, Renira R.; ALZAMORA, Geane C. Exploring transmedia journalism in the digital age. Hershey (USA): IGIGlobal, 2018, p. 1-14.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
CRISCUOLO, Isaque. Tendências para o mercado de vídeo e comunicação digital. 31 jul. 2018. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2018/07/31/tendencias-para-o-mercado-de-video-e-comunicacao-digital.html. Acesso em: 16 set. 2019.
CUNHA, Aline Rebeca Amorim Rodrigues. O cenário do consumo atual e as narrativas publicitárias transmídia. In: E-BOOK DO VIII PROPESQ-PP [recurso eletrônico] / Rogério Covaleski (Org.). – Recife: Ed. UFPE, 2017, p. 490-505.
CUNHA, Arielly K.; CRUZ, José A. S.; BIZELLI, José L. Audiovisual transmídia para educação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS / ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, São Carlos/SP. Anais... CIET:EnPED. São Carlos/SP, 2018. p. 1-8.
FAN Si, RADFORD Jan, FABIAN Debbie. A mixed method research to investigate the adoption of mobile devices and web 2.0 technologies among medial students and educators. Journal BMC medical informatics and decision making. v.16, 2016.
FIELD, Syd. Roteiro: problemas e soluções. Curitiba: Arte & Letra, 2016.
GALLO JÚNIOR, José A. A narrativa transmídia como proposta metodológica para educação de Ensino Médio: um modelo aplicado. 91 p. Dissertação de Mestrado (Mídia e Tecnologia) - Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru, 2016.
GATTÁS, Maria L. Borges; FUREGATO, Antonia Regina F. A interdisciplinaridade na educação. Rev. RENE. Fortaleza, v.8, n.1, jan./abr. 2007, p. 85-91.
HAMID, Suraya; WAYCOTT, Jenny; KURNIA, Sherah; CHANG, Shanton. Understanding students’ perceptions of the benefits of online social networking use for teaching and learning. The internet and higher education. V.26, jul.2015, p.1-9.
HOLZMEISTER, Silvana. Styling: guia básico. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2a ed. São Paulo: Aleph, 2009.
JOFFILY, Ruth; ANDRADE, Maria de. Produção de moda. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2011.
KINDER, Marsha. Playing with power in movies, television, and video games: from Muppet Babies to Teenage Mutant Ninja Turtles. California (USA): University of California Press, Ltd, 1991.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 2010.
LIMA, Luciana; VELASQUEZ, Francisco; CORDEIRO, Gisele; HAGUENAUER, Cristian. Narrativa transmídia na educação: experiência da Educoteca nas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Revisa EducaOnline, v. 9, n. 3, set./dez., 2015, p. 1-15.
MARINHO, Maria Helena. Pesquisa Video Viewers: como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/pesquisa-video-viewers-como-os-brasileiros-estao-consumindo-videos-em-2018/, set./2018. Acessado em: 16 abr. 2019.
MARTINS, Rosemari Lorenz; PEDRUZZI, Claudini Fabrícia Maurer; ALVES, Isa Mara da Rosa. Os princípios da loǵica da narrativa transmídia no planejamento de aulas EaD. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 189-202, dez. 2017.
MOORE, Gwyneth. Promoção de moda. São Paulo: Gustavo Gilli, 2013.
MOREIRA, José. A.; JANUÁRIO, Susana. Redes Sociais e Educação: reflexões acerca do Facebook enquanto espaço de aprendizagem. In: PORTO, C.; SANTOS, E. (orgs). Facebook e educação: publicar, curtir compartilhar. Campina Grande: eduepb, p.67-84, 2014.
MUSBURGER, Robert. Roteiro para mídia eletrônica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
PATHIRANA, A; GERSONIUS, B.; RADHAKRISHMAN, M. Web 2.0 collaboration tool to support student research in hydrology–an opinion. Hydrology and Earth System Sciences. V. 16, p. 2499-2509, 2012.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
ROZA, Rodrigo; NAKANO, Tatiana; WECHSLER, Solange; SILVA, Talita.Tecnologia no contexto educacional: teste informatizado para avaliação de estilos de aprendizagem. Psicologia da Educação. São Paulo, 46, 1º sem. 2018, p.11-20.
SADAF, Ayesha. NEWBY, Timothy, J.; ERTMER, Peggy A. An investigation of the factors that influence preservice teachers’ intentions and integration of Web 2.0 tools. Educational Technology Research and Development. v.65, feb. 2016, p.37-64.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTOS, Ivanilde Pereira dos; BLÁZQUEZ, Florentino. Incorporação das novas tecnologias no ensino superior. Goiânia: R&F, 2006.
SATO, Michele; MOREIRA, Benedito; LUIZ, Thiago. Educação ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar. Momento: diálogos em educação, v. 26, n. 2, jan./jun. 2017, p. 282-296.
SCHAFF, Adam. A sociedade informática. São Paulo: Brasiliense, 2013.
SCOLARI, Carlos A. Narrativas transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção da mídia contemporânea. Parágrafo. v. 1, n. 3, 2015, p. 7-19.
SCOLARI, Carlos A.; RODRÍGUEZ, Nohemi; MASANET, María-José. Transmedia Education: from the contents generated by the users to the contents generated by the students. RLCS - Revista Latina de Comunicación Social, 74, 2019, p.116-132.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
TEIXEIRA, Andreia F.; NOGUEIRA, Juliana; MOREIRA, Raphaella; BOTTENTUIT, Junior. A rede social Facebook e suas possibilidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino: uma revisão sistemática da literatura. Espacios, v.38, n.5, 2017, p.1-11.
VILASECA, Estel. Como fazer um desfile de moda. São Paulo: Editora Senac, 2011.
VIRKUS, Sirje. BAMIGBOLA, Aab. Educational use of web 2.0 tools: A phenomenographical study. New Library World. v.112, nr. 11/12, p.479-489, 2011.
VISONÁ, Paula; CORUJA, Paula; KIELING, Cesar. Transmedia storytelling aplicado à moda: e porque não? In.: 11º COLÓQUIO DE MODA – 8ª EDIÇÃO INTERNACIONAL, Anais... Curitiba, 2015, p.1-13.
WANDERA, Silas; WALDON, Natasha James; BROMLEY, Debbi; ZANDRA, Henry. The influence of social media on collaborative learning in a cohort environment. Interdisciplinary Journal of e skills and lifelong learnig. v.12, 2016, p.123-143.
ZUANETTI, Rose; REAL, Elizabeth; MARTINS, Nelson et al. Fotógrafo: o olhar, a técnica e o trabalho. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.