EMOÇÕES NA ERA DA IA

A INTERSECÇÃO DA NEUROCIÊNCIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2024v15i1p21-43

Palavras-chave:

Neurociência, Emoção, Inteligência Artificial Generativa

Resumo

Esse artigo examina intersecções entre Inteligência Artificial Generativa e emoções humanas, questionando a capacidade das máquinas de replicar e compreender emoções. As emoções têm sido diferenciadoras entre humanos e máquinas, porém, avanços na IA têm desafiado essa noção. Enquanto a IA Generativa cria sistemas capazes de gerar conteúdos e simulações emocionais, a neurociência revela mecanismos cerebrais subjacentes às emoções, com destaque para os estudos de António Damásio. A pesquisa se baseia em revisão bibliográfica qualitativa sobre emoções, interconexão entre razão, cognição e tomada de decisões, buscando compreensão das emoções no contexto da IA e neurociência, aspectos técnicos, éticos e filosóficos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Hypolita Valle Silva Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Doutoranda em Estudos de Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Mestre em Estudos de Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Psicóloga/Especialista em Neuropsicologia (PUC/Minas). Licenciada em Psicologia (PUC/Minas). Licenciada em Letras (Estácio). Bolsista da Capes.  Pesquisadora Participante do NUPEQ/Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos; GPQ/Grupo de Pesquisa em Análise e Teoria dos Quadrinhos; Mulheres na Edição; LLEME/Leitura Literária, Edição e Ensino; Narrativas do Insólito. 

Ives da Silva Duque-Pereira, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Doutorando em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Mestre em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Educação Digital (SENAI), Educação e Tecnologia (IFFluminense). Licenciado em Geografia (IFFluminense). Tecnólogo em Design Gráfico (IFFluminense). Licenciado em Artes Visuais (UNIFLU). Licenciado em História (UNESA).

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE NEUROLOGIA. Inteligência Artificial em neurologia. Disponível em:<https://abneuro.org.br/2021/09/22/inteligencia-artificial-em-neurologia/>. Acesso em: 24 de setembro de 2023.

AGUILAR, Renata. Neurociência aplicada à educação: Caminhos para facilitar a aprendizagem na sala de aula. 3ª Edição, São Paulo, Edicon, 2021

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre (RS): Artmed, 2011.

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência. 2. ed. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

DAMÁSIO, António. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 2. ed. Tradução de Dora Vicente e Georgina Segurado. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

HARARI, Yuval Noah. 21 Lições para o século XXI. Companhia das Letras, 2018

KASS, Robert E. et al. Computational neuroscience: Mathematical and statistical perspectives. Annual review of statistics and its application, v. 5, p. 183-214, 2018.

LOPES, Bruno. A fascinante relação entre IA e neurociência. Disponível em:<https://www.linkedin.com/pulse/fascinante-rela%C3%A7%C3%A3o-entre-ia-e-neuroci%C3%AAncia-bruno-lopes/>. Acesso em: 24 de setembro de 2023.

LOPES, Andreza Carla de Souza. Neuropsicopedagogia. 1ª Edição, Curitiba: Intersaberes, 2020.

MORAIS, Everton Adriano de. Neurociência das emoções, 1ª Edição, Curitiba: Intersaberes, 2020.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Como Citar

VALLE SILVA LOPES, A. H.; DA SILVA DUQUE-PEREIRA, I. EMOÇÕES NA ERA DA IA: A INTERSECÇÃO DA NEUROCIÊNCIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 21–43, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2024v15i1p21-43. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/805. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual