DILEMAS CONTEMPORÁNEOS DE LA INTELIGENCIA ARTIFICIAL

NARRATIVA, ÉTICA Y EMOCIÓN EN EL COMERCIAL “VOLKSWAGEN 70 ANOS GERAÇÕES”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2024v15i1p165-187

Palabras clave:

inteligencia artificial, comercial Generaciones 70 años de Volkswagen, narrativas

Resumen

La inteligencia artificial (IA) ha generado debates sobre los límites éticos y cómo se construyen las narrativas con textos, audio e imágenes que a veces son inventados o se apropian de la propiedad intelectual. En este desarrollo mediático y plataformizado, el comercial del 70 aniversario de Volkswagen (VW) plantea interrogantes sobre el uso de la IA y los contextos en los que se emplea. Desde una perspectiva metodológica indicativa, el objetivo es debatir cómo las narrativas de la IA tienen implicaciones para las plataformas digitales, las cuestiones éticas y la movilización de las emociones.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laryssa Gabellini, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, anteriormente, do Programa de Bolsas de Pós-graduação (PBPG/UFJF). É mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF) e jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Desde 2023, é integrante do grupo de pesquisa DIZ: Discursos e Estéticas da Diferença.

Maurício João Vieira Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, anteriormente, do Programa de Bolsas de Pós-graduação (PBPG/UFJF). É mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e jornalista graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2019, é integrante do grupo de pesquisa DIZ: Discursos e Estéticas da Diferença.

Mariana Ramalho Procópio, Universidade Federal de Viçosa

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Viçosa. Docente do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa e Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Citas

ALMEIDA, Ivana Veloso; SANTOS, Lorena Danielle. História e música: uma reflexão sobre Elis Regina como voz de resistência durante a ditadura civil-militar no Brasil. Revista Outras Fronteiras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 68–85, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/437. Acesso em: 15 set. 2023.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro, EDUERJ, 2010.

BOLZANI, Isabela. Conar decide arquivar processo contra propaganda que recriou Elis Regina com inteligência artificial. G1. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2023/08/23/conar-decide-arquivar-processo-contra-propaganda-que-recriou-elis-regina-com-inteligencia-artificial.ghtml. Acesso em: 17 set. 2023.

BRAGA, José Luiz. Comunicação, disciplina indiciária. MATRIZes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 73-88, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p73-88. Acesso em: 17 set. 2023.

CHARAUDEAU, Patricol. Pathos e discurso político. In: MACHADO, Ida Lucia; MENEZES, William; MENDES, Emilia (Orgs.). As emoções no discurso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 240-251.

CNN. Conar abre representação ética contra propaganda da Volkswagen com Elis Regina. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/conar-abre-representacao-etica-contra-propaganda-da-volkswagen-com-elis-regina/. Acesso em: 17 set. 2023.

D’ANDRÉA, Carlos. Frederico de Brito. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.

DI FELICE, Massimo. Paisagens pós-urbanas: O fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar. São Paulo: Annablume, 2009.

DI FELICE, Massimo. As formas pandêmicas do habitar: parte I. 26 mar. 2020. Disponível em: https://www.massimodifelice.net/post/2020/03/26/as-formas-pand%C3%AAmicas-do-habitar-parte-i. Acesso em: 25 set. 2023.

DISHLATINO. Íconos: Eugenio Derbez y Chavo del 8. 2022. 1min, son., color. Disponível em: https://youtu.be/bjAgIoqgPsw?si=39qopAd0T8VPB9kj. Acesso em: 17 set. 2023.

FANTÁSTICO. VÍDEO: Veja o uso da inteligência artificial para a composição da série dos 50 anos do Fantástico. G1. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/aniversario-50-anos/noticia/2023/08/07/video-veja-o-uso-da-inteligencia-artificial-para-a-composicao-da-serie-dos-50-anos-do-fantastico.ghtml. Acesso em: 14 set. 2023.

FIDALGO, António. Ética Mínima — Pequeno guia para tempos difíceis. 1. ed. São Paulo: INTERCOM, 2013.

GARCIA, Ana Cristina Bicharra. Ética e inteligencia artificial. Computação Brasil, n. 43, p. 14-22, 2020. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/comp-br/article/view/1791. Acesso em: 17 set. 2023.

JORNAL NACIONAL. Deepfake: conteúdo do Jornal Nacional é adulterado para desinformar os eleitores. G1. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/09/19/deepfake-conteudo-do-jornal-nacional-e-adulterado-para-desinformar-os-eleitores.ghtml. Acesso em: 16 ago. 2023.

KAUFMAN, Dora. Inteligência artificial: questões éticas a serem enfrentadas. In: IX Simpósio Nacional ABCiber, 9., 2016, São Paulo, Anais eletrônicos… São Paulo: ABCiber, 2017. Disponível em: https://abciber.org.br/anaiseletronicos/wp-content/uploads/2016/trabalhos/inteligencia_artificial_questoes_eticas_a_serem_enfrentadas_dora_kaufman.pdf. Acesso em: 17 set. 2023.

KAUFMAN, Dora. Inteligência Artificial e os desafios éticos: a restrita aplicabilidade dos princípios gerais para nortear o ecossistema de IA. PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM, v. 5, p. 74-84, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.31657/rcp.v5i9.453. Acesso em: 17 set. 2023.

LEVY, Pierre. Entrevista concedida ao caderno Link. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 10 out. 2005. Caderno Link.

MINTZ, André Goes. Midiatização e plataformização: aproximações. Novos Olhares, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 98-109, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/150347. Acesso em: 14 set. 2023.

MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo, Itaú Cultural, UNESP, 2003.

NODARI, Paulo César. A ética aristotélica. Síntese: Revista de Filosofia, v. 24, n. 78, 1997. Disponível em: http://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/722. Acesso em: 17 set. 2023.

OHANA, Victor. Os crimes cometidos pela Volkswagen na ditadura, segundo relatório do MP. Carta Capital. 2021. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/justica/os-crimes-cometidos-pela-volkswagen-na-ditadura-segundo-relatorio-do-mp/. Acesso em: 20 set. 2023.

PELLEGRINI, Aline; ARCOVERDE, Letícia. Os erros do ChatGPT. E as questões quanto à inteligência artificial. Nexo Jornal. 2023. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/podcast/2023/04/05/Os-erros-do-ChatGPT.-E-as-quest%C3%B5es-quanto-%C3%A0-intelig%C3%AAncia-artificial. Acesso em: 14 set. 2023.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. 2. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020.

ROOSE, Kevin. An A.I.-Generated Picture Won an Art Prize. Artists Aren’t Happy. The New York Times. 2023. Disponível em: https://www.nytimes.com/2022/09/02/technology/ai-artificial-intelligence-artists.html&sa=D&source=docs&ust=1694781813539552&usg=AOvVaw3nSQCuEljlg7x8I0dEpWsJ. Acesso em: 14 set. 2023.

VOLKSWAGEN DO BRASIL. VW 70 anos | Gerações | VW Brasil. 2023. 2min, son., color. Disponível em: https://youtu.be/aMl54-kqphE?si=E7dXdRAxu7C7geTX. Acesso em: 14 set. 2023.

VW. VW Brasil: 70 anos. 2023. Disponível em: https://www.vw.com.br/pt/volkswagen/70-anos-brasil.html. Acesso em: 14 set. 2023.

TEIXEIRA, João. O que é inteligência artificial. E-galáxia, [S.l.], 2019. Disponível em: https://bit.ly/3rwS0x9. Acesso em: 14 set. 2023.

Publicado

2024-05-06

Cómo citar

GABELLINI, L.; VIEIRA FILHO, M. J.; PROCÓPIO, M. R. DILEMAS CONTEMPORÁNEOS DE LA INTELIGENCIA ARTIFICIAL: NARRATIVA, ÉTICA Y EMOCIÓN EN EL COMERCIAL “VOLKSWAGEN 70 ANOS GERAÇÕES”. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 165–187, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2024v15i1p165-187. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/819. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Dossier - Narrativas de IA: Tendencias en la Producción Audiovisual