AUDIOVISUAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
FERRAMENTAS AUTÔNOMAS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
DOI:
https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p87-104Palavras-chave:
Produção audiovisual, Inteligência artificial, Produção de sentido.Resumo
As ferramentas digitais com recursos baseados em análises de dados e inteligência artificial abrem perspectivas de transformações no âmbito do audiovisual. Com o objetivo de refletir sobre experiências na utilização da inteligência artificial na produção de conteúdos audiovisuais o presente trabalho analisa projetos derivados, total ou parcialmente, da geração de textos autônomos, por meio de processamento de linguagem natural e recursos de visão computacional. No estágio das experiências analisadas observou-se limitações importantes no processo de tratamento de dados não estruturados e identificação de padrões por ferramentas de análise de texto e imagem. Com base na semiótica discursiva, o artigo aponta que embora a produção de sentido nesses conteúdos apresente lacunas não compromete o contrato de comunicação.
Downloads
Referências
ASIMOV, Isaac. Runaround. 1942. In: ASIMOV, Isaac. I, Robot. Nova York: Gnome Press,1950.
BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Tradução do Grupo CASA. Bauru: EDUSC, 2003.
CHOMSKY, Noan. Syntactic Structures. 1ª ed. Alemanha: Mouton & Co.1957.
FLOCH, Jean-Marie. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Tradução Analice Dutra Pilar. In: Documentos de estudos do centro de pesquisas sociossemióticas. São Paulo. 2001.
GUNKEL, David J. Comunicação e inteligência artificial: novos desafios e oportunidades para a pesquisa em comunicação. Galaxia (São Paulo, online), n. 34, jan-abr., 2017.
IBM. Scaling Wimbledon’s video production of highlight reels through AI technology. 2017, disponível em: < https://www.ibm.com/blogs/research/2017/06/scaling-wimbledons-video-productionhighlight-reels-ai-technology/> acesso em: 20 jan. 2019.
MCCARTHY, John. et al. A Proposal for the Dartmouth Summer Research Project on Artificial Intelligence - 1955. AI Magazine, v. 27, n. 4, jan/mar, 2006.
MCKEOWN, Lewis. An evaluation of the Impact of Constraints on the Perceived Creativity of Narrative Generating Software. University of Kent. Reino Unido. 2017.
MÉDOLA, Ana Silvia Lopes Davi. Televisão digital brasileira e os novos processos de produção de conteúdos: os desafios para o comunicador. ECompós, v.12 n.3, set/dez, 2009.
NORVING, Peter; RUSSEL, Stuart. Inteligência artificial. Tradução de Regina Célia Simille de Macedo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
SMITH, John. R. IBM Research Takes Watson to Hollywood with the First “Cognitive Movie Trailer”. 2016, disponível em: < https://www.ibm.com/blogs/think/2016/08/cognitive-movie-trailer/> acesso em: 20 jan. 2019.
WAZLAWICK, Raul Sidnei. História da computação. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: opacidade e transparência. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Filmografia BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures. 1982. 1 DVD (117 min)
DIA em que a Terra Parou, O. Direção: Robert Wise. Produção: Julian Blaustein. Estados Unidos: 20th Century Fox. 1951. 1 DVD (132 min).
: Uma Odisseia no Espaço. Direção: Stanley Kubrick. Produção: Stanley Kubrick. Estados Unidos: Metro-Goldwyn-Mayer. 1951. 1 DVD (148 min)
EXTERMINADOR do Futuro, O. Direção: James Cameron. Produção: Gale Anne Hurd. Estados Unidos: Orion Pictures. 1984. 1 DVD (107 min)
INDEPENDENCE Day. Direção: Roland Emmerich. Produção: Dean Devlin. Estados Unidos: 20th Century Fox. 1996: 1 DVD (145 min)
MATRIX. Direção: Lilly Wachowski e Lana Wachowski. Produção: Joel Silver. Estados Unidos: Warner Bros. 1999. 1 DVD (136 min)
MORGAN. Direção: Luke Scott. Produção: Ridley Scott, Michael Schaefer e Mark Huffam. Estados Unidos: 20th Century Fox. 2016. 1 DVD (92 min)
SUNSPRING. Direção: Oscar Sharp. Produção: Andrew Kortschak, Walter Kortschak, Andrew Swett e Allison Friedman. Reino Unido: End Cue. 2016. 1 vídeo (9 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LY7x2Ihqjmc>. Acesso em 22 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Silvia Lopes Davi Médola, Vinicius Laureto de Oliveira, Henrique da Silva Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.