[RE]CRIANDO A MEMÓRIA AFETIVA PAISAGÍSTICA ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p142-159

Palavras-chave:

Inteligência artificial, memória, meio ambiente

Resumo

O artigo propõe uma articulação no uso da inteligência artificial no campo da imagem em textos sobre memória e natureza. Utiliza uma atividade realizada por alunos na disciplina de paisagismo e jardinagem na pós-graduação em design de interiores, quando apresentaram um texto narrando uma experiência afetiva da infância em contato com a natureza, visando [re]construir a memória do passado em contexto influenciado pelo tempo contemporâneo. A partir desses textos, [re]criou-se a história da memória afetiva pela Inteligência Artificial – IA como imagem algorítmica associada aos acontecimentos. Referências teóricas derivadas de Adir Ubaldo Rech, Giselle Beiguelman, Jacques Rancière e Margaret Boden.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Jesus De Souza Prazeres, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2022), Bolsista PPGDesign UAM – PROSUP-CAPES. Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2022). Especialização em Gestão de Projetos e Design de Interiores, graduado em Arquitetura e Urbanismo. Docente da Faculdade Belas Artes e SENAC.

Suzete Venturelli, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Professora e artista designer computacional da Universidade Anhembi Morumbi (PPGDesign) e Universidade de Brasília (PPGAV). Pesquisadora do CNPq. Coordena o MediaLab/UAM. Participa de congressos e exposições nacionais e internacionais.

Referências

BACKES, Toni. Neuropaisagismo: conceitos filosóficos e ecológicos dos jardins regenerativos e vibracionais. Nova Petrópolis, RS: Edição do Autor, 2020.

BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da Imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu, 2021.

BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. São Paulo: L&PM, 2019.

BODEN, Margaret A. Inteligência Artificial: uma brevíssima introdução. São Paulo: Unesp, 2020.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. 4.ed. São Paulo: Edusp, 2019.

CAPRA, C. L.; MOMOLI, D. B.; MARQUES, S. C. Proposições educativas e formativas em arte: do (im)previsível dessas composições aos arranjos e invenções de uma aula. In: GEARTE, [S.l.], v.8, n.3, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.121250.

COUCHOT, Edmond. Media Art: hybridization and autonomy. In: REFRESH! Primeira Conferência Internacional sobre as Histórias da Arte Midiática, Ciência e Tecnologia, Banff Center, Canadá, de 29/09 a 04/10/2005. Copatrocinada pelo Banff New Media Institute, Database of Virtual Art e Leonardo/ISAST.

DA SILVA, T.; VENTURELLI, S. Computational Image: a review about the image as simulation. In: ANIAV - Congresso Internacional de Pesquisa em Artes Visuais, 4, 2019, Valência. Anais... Valência, Espanha: Universitat Politècnica de València, 2019, p. 184-188. Disponível em: https://doi.org/10.4995/ANIAV.2019.2019.8953. Acesso em: 10 junho 2023.

DATA SCIENCE ACADEMY (DSA). Deep Learning Book: Cap.1 - a tempestade perfeita, 2022. Disponível em: https://www.deeplearningbook.com.br/deep-learning-a-tempestade-perfeita/. Acesso em: 17 de julho de 2023.

HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu, 2020.

RANCIÈRE, Jacques. Figuras da História. São Paulo: Unesp, 2018.

RANCIÈRE, Jacques. O Conceito de Anacronismo e a Verdade do Historiador. In: SALOMON, Marlon (org.) História, Verdade e Tempo. Chapecó, MG: Argos, 2011.

RECH, Adir Ubaldo. Inteligência Artificial, Meio Ambiente e Cidades Inteligentes. Caxias do Sul, RS: Educs, 2020.

VOIGT, André Fabiano. História, Arte, Política: o conceito de regime estético da arte na obra de Jacques Rancière. In: Oficina do Historiador, Porto Alegre, RS: PUCRS, v.6, n.2, , p.91-105, jul./dez. 2013.

Downloads

Publicado

2024-04-22

Como Citar

PRAZERES, Daniel Jesus De Souza; VENTURELLI, Suzete. [RE]CRIANDO A MEMÓRIA AFETIVA PAISAGÍSTICA ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 142–159, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p142-159. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/850. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.