PLATFORMIZATION OF CULTURAL PRODUCTION ON YOUTUBE

CASE STUDY OF 2QUADRINHOS CHANNEL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i1p149-170

Palabras clave:

Plataformização da Produção Cultural, Curadoria, YouTube

Resumen

This paper seeks to investigate the platformization of cultural production of the 2quadrinhos YouTube channel through an analysis of practices and affordances. In a scenario in which cultural producers are increasingly dependent on the technological, business and governance infrastructure of digital platforms, when creating content, the question arises in what way this issue emerges in a You Tube channel about comics. The research used a case study, a bibliographic and documental survey and a semi-structured interview. As a result, editorial guidelines were identified that dynamically articulate content curation on comic books and datafication strategies proposed by You Tube.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é bolsista de Produtividade do CNPq (Nível 2). É professora e pesquisadora da Universidade Feevale, no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa. Atua como Coordenadora do GT Comunicação e Cibercultura da Associação Nacional dos Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e é líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Consumo Digitais (c3dig).

Claiton Borges da Silva, Universidade Feevale

Jornalista (PUCRS), especialista em Cultura Digital e Redes Sociais (Unisinos) e mestrando em Processos e Manifestações Culturais (Feevale). Trabalha com assessoria de comunicação no setor público e produz conteúdo audiovisual no YouTube. Pesquisa sobre a platataformização da produção cultural, com foco nas práticas de produtores de conteúdo especializados em histórias em quadrinhos.

Citas

AGUIAR, Vinícius. Entrevista com Vinícius. 15 dez. 2020. Entrevista. 1 MP3 (19:25 min.). Disponível em: <https://tinyurl.com/y7yt7spn>. Acesso em 13 dez. 2021.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo. Contexto, 2006.
D'ANDREA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.

GILLESPIE, Tarleton. Algorithm [#digitalkeywords]. Culture Digitally, 2014. Disponível em: <https://culturedigitally.org/2014/06/algorithm-draft-digitalkeyword>. Acesso em 10 mai. 2021.

HELMOND, Anne. A plataformização da web. In: OMENA, Janna Joceli (Ed.). Métodos Digitais: teoria-prática-crítica. Lisboa: Instituto de Comunicação da Nova Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade NOVA de Lisboa, 2019. p. 49-72.

KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: o Eu como mercadoria. In SAAD-CORREA, Elizabeth Nicolau; SILVEIRA, Stefanie. (org). Tendências em comunicação digital. São Paulo: ECA/USP, 2016.

MATOS, Ludmila Santos. “O YouTube não liga pra gente: agenciamentos sociotécnicos na percepção de criadores de conteúdo brasileiros para o YouTube. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, 2020.

MARTEL, Frédéric. Smart: o que você não sabe sobre a internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

NIEBORG, David; POELL, Thomas. The platformization of cultural production: Theorizing the contingent cultural commodity. New Media & Society, v. 20, n. 11, p. 4275-4292, 2018.

POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Revista Fronteiras - estudos midiáticos, v. 22, no. 1, p. 2-10, janeiro/abril 2020.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina 2009.

SAAD-CORRÊA, Elizabeth Nicolau.; RAPOSO, João Francisco. Curadoria de conteúdo na comunicação contemporânea: muito além do Ctrl+C e Ctrl+V. In: Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), 11., 2016, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2016. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/abrapcorp/assets/edicoes/2017/arquivos/11.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2021.

SALGADO, Tiago Barcelos Pereira. Públicos algorítmicos: relevância e recomendações no YouTube. In: HOMSSI, Aline Monteiro; RUGGIERI, Ana Luísa; BARBOZA, Dayana; CAMARGO, Fernanda; REIS, Flávio. (Org.) Tempos de rupturas: críticas dos processos comunicacionais. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2017.

SEAVER, Nick. Knowing algorithms. Media in Transition 8, Cambridge, 2013. Disponível em: <https://static1.squarespace.com/static/55eb004ee4b0518639d59d9b/t/55ece1bfe4b030b2e8302e1e/1441587647177/seaverMiT8.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2021.

SILVA, Claiton Borges. “O Link Está na Descrição do Vídeo”: Como o Associados Amazon Impacta a Produção de Conteúdo do Canal de YouTube Doisquadrinhos. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 20., 2019, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Uniritter, 2019. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/sul2019/resumos/R65-0369-1.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2021.

VAN DIJCK, José.; POELL, Thomas.; DE WALL, Martijn. The Platform Society: Public Values in a Connective World. London: Oxford, 2018.

VARELA, Daniela Renee, KAUN, Anne. The Netflix Experience: A User-Focused Approach to the Netflix Recommendation Algorithm. In: Theo Plothe, Amber M. Buck (ed.). Netflix at the Nexus: Content, Practice, and Production in the Age of Streaming Television (pp. 197-211). New York: Peter Lang Publishing Group, 2019.

Publicado

2023-05-27

Cómo citar

MONTARDO, S. P.; DA SILVA, C. B. PLATFORMIZATION OF CULTURAL PRODUCTION ON YOUTUBE: CASE STUDY OF 2QUADRINHOS CHANNEL. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 149–170, 2023. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2023v14i1p149-170. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/697. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos