ANÁLISE TRANSMÍDIA SOBRE O PROGRAMA FALE CONOSCO DO CANAL GNT NO YOUTUBE
Palavras-chave:
Youtube, Televisão, Intermídia, Transmídia, Fale ConoscoResumo
No canal por assinatura GNT foi criado o programa Fale Conosco, disponibilizado em sua página no Youtube. Ao ler os comentários deixados pelos usuários nas diferentes redes sociais da emissora, como Facebook, Instagram e no próprio Youtube, o programa é uma coprodução audiovisual que promove o diálogo entre o GNT e a sua audiência, por meio da transmídia. O presente estudo tem como objetivo compreender como o Fale Conosco explora as potencialidades do Youtube e, consequentemente, incorpora o formato televisivo tradicional no meio digital, além de se aproximar de diferentes usuários. A investigação do Fale Conosco ocorre por meio da análise exploratória de cinco vídeos, que têm o seu formato reproduzido mais de uma vez na playlist do programa no Youtube, configurando interação de coprodução expandida em dinâmica transmídia.
Downloads
Referências
ANGELUCI, Alan César B.; CASTRO, C. Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas. Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, V. 3, n. 2, jul./dez, 2010
BURGUESS, J.; GREEN, J. YouTube e a Revolução Digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.
CAVENACCI, Massimo. Sincretismos: Uma exploração das hibridações culturais. São Paulo: Livros Studio Nobel Ltda, 1996.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
KOZINETS, Robert. V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
MEILI, A. M. O audiovisual na era YouTube: pro-amadores e o mercado. Sessões do Imaginário, v. 16, n. 25. p. 52-29, 2011.
PRIMO, Alex. Interação mútua e interação reativa: uma proposta de estudo. Revista da Famecos, n. 12, p. 81-92, jun. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.