A INTEGRAÇÃO DE EMISSORAS DE RÁDIO ALL NEWS BRASILEIRAS ÀS PLATAFORMAS DE STREAMING DE ÁUDIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p222-241

Palabras clave:

Radiojornalismo, Plataformização, Streaming de Áudio

Resumen

No cenário da convergência, emissoras dedicadas ao radiojornalismo estão se conectando a um fenômeno multidimensional: a plataformização. Com o objetivo de analisar esse processo, identificamos as estratégias de integração das rádios CBN e BandNews em três plataformas de streaming agregadoras de conteúdo sonoro: Apple Podcast, Google Podcast e Spotify. A partir de uma abordagem cartográfica, revelamos conexões, especificidades, regularidades, irregularidades e heterogeneidades que tensionam a sustentabilidade social e econômica do rádio. O ambiente da plataformização pode confrontar lógicas editoriais de produção jornalística com as regras de ética e qualidade e com os problemas inerentes à Internet, a exemplo da divulgação de notícias falsas e discurso de ódio, que minam a credibilidade informativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elton Bruno Pinheiro, Universidade de Brasília

Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Comunicação e Sociedade (PPGCom/UnB). Membro dos Grupos de Pesquisa “Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina” (UnB/CNPq) e “Acesso Livre” (UnB/CNPq). Líder do Núcleo de Estudos e Produção Digital em Linguagem Sonora (LabAudio/ FAC/UnB).

Nélia Rodrigues Del Bianco, Universidade de Brasília

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação das Universidade de Brasília e Federal de Goiás. Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Ouro Preto (2020-2022). Doutora em Comunicação pela ECA-USP com estágio de pós-doutorado na Universidade de Sevilha, Espanha. Co-fundadora do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (UnB/CNPq)

Citas

ABPOD. PodPesquisa 2018. ABPod, 2018. Disponível em: https://abpod.org/podpesquisa/ . Acesso em: 08 maio 2021.

ABPOD. PodPesquisa 2019 - Hábitos de ouvintes de Podcasts brasileiros. ABPod, 2019. Disponível em: https://abpod.org/podpesquisa-2019/ . Acesso em: 08 maio 2021.

ABPOD. PodPesquisa 2020-2021 - Produtores. ABPod, 2020. Disponível em: https://abpod.org/wp-content/uploads/2020/12/Podpesquisa-Produtor-2020-2021_Abpod-Resultados.pdf. Acesso em: 08 maio 2021.

ADGATE, Brad. The Power Of Audio. Forbes, 15. Abr. 2019. Disponível em: https://bit.ly/2WZ6DXA. Acesso em: 14 jan. 2021.

BENKLER, Yochai. The Wealth of Networks. How Social Production Transforms Markets and Freedom. New Haven, CT: Yale University Press, 2006.

BIANCO, Nelia R. Del (Org.) O Rádio Brasileiro na Era da Convergência. 1. ed. São Paulo: Intercom, 2012.

BOLTER, Jay David e GRUSIN Richard. Remediation: Understanding new media. Cambridge: The MIT Press, 1999.

BLUBRRY PODCASTING. Pesquisa Podcasts Stats Soundbite. Disponível em: https://bit.ly/32VsHq4. Acesso em: 11 fev. 2021.

CETIC.BR. TIC Domicílios 2019 – principais resultados. CETIC, Imprensa, 26 mai.2020. Disponível em: https://bit.ly/32WdqoI. Acessado em: 20 jun. 2020.

FERRARETTO, Luiz Arthur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001.

IBOPE. 1/3 dos internautas brasileiros não sabem o que é podcast. Ibope Conecta, 20 jun. 2019. Disponível em: https://bit.ly/2CEWbxO. Acessado em: 15 jan. 2021.

IQBASL, Mansor. Spotify Usage and Revenue Statistics (2020). Business of App, 23 jun. 2020. Disponível em: https://bit.ly/30KDrF6. Acessado em: 15 jan. 2021.

KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. Revista Psicologia & Sociedade. Rio de Janeiro, 2007, p. 15-22.

LINDEBERG, Aura. So you have a podcast? What broadcasters and newspapers are doing with new forms of audio. Reuters Institute Fellowship Paper e University of Oxford, julho, 2019.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Da cultura da portabilidade à cultura do acesso: a reordenação do mercado de mídia sonora. In: CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM, 14. Anais... São Paulo: USP, 2015, p. 6065-6073.

MORRIS, Jeremy Wade. Selling Digital Music, Formatting Culture. Oakland, CA: University of California Press, 2015.

NEGUS, Keith. The Work of Cultural Intermediaries and the Enduring Distance Between Production and Consumption, Cultural Studies, 2002.

NIEBORG, David; POELL, Thomas; DEUZE. Mark.The Platformization of Making Media in Deuze, Mark; Prenger, Mirjam (eds). Making Media, Amsterdam University Pressa, 2019.

NIEBORG, David; POELL, Thomas. The platformization of cultural production: Theorizing the contingent cultural commodity. New media & Society. Vol. 20(11). 2018.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCOSSIA, Liliana da. Pistas do método cartográfico: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.

PINHEIRO, Elton Bruno Barbosa. Radiodifusão sonora pública do Brasil: o processo de conformação do serviço e os desafios de sua integração no ambiente digital. 2019. 545 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) —Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

POELL, Thomas.; NIEBORG, David.; VAN DIJCK, J. Platformisation. Internet Policy Review, 8(4). 2019.

PRATA, N. Webradio – novos gêneros, novas formas de interação. Florianópolis: Insular, 2009.

ROSÁRIO, NÍSIA MARTINS. Cartografia na comunicação: Questões de método e desafios metodológicos. In: Cláudia Peixoto de Moura, Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. 1ed. Porto Alegre: ED PUCRS, 2016, v. 1, p. 175-194.

SILVA, Juremir Machado da. O que pesquisar quer dizer: Como fazer textos acadêmicos sem medo da ABNT e da CAPES. Porto Alegre: Sulina, 2010.

TAVARES, Mariza (org.). Manual de redação CBN. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2011.

TUDO RÁDIO. Relatório aponta ampla liderança do rádio nos carros e crescimento do áudio online nos Estados Unidos. Tudo Rádio 25 mar. 2020a. Disponível em: https://bit.ly/39xFGzA. Acessado em: 19 jan. 2021.

TUDO RÁDIO. Audiência via plataformas digitais já representa 58,5% do total do meio rádio no Reino Unido. Tudo Rádio 17 fev. 2020b. Disponível em: https://bit.ly/39shkXM. Acessado em: 19 jan. 2021.

WINSECK, Dwayne; JIN, Dal Yong. (eds). The Political Economies of Media. The Transformation of The Global Media Industries. London: Bloomsbury, 2011.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

2022-03-03

Cómo citar

PINHEIRO, Elton Bruno; DEL BIANCO, Nélia Rodrigues. A INTEGRAÇÃO DE EMISSORAS DE RÁDIO ALL NEWS BRASILEIRAS ÀS PLATAFORMAS DE STREAMING DE ÁUDIO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 222–241, 2022. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p222-241. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/640. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.