PLATAFORMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CULTURAL NO YOUTUBE
ESTUDO DE CASO DO CANAL 2QUADRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i1p149-170Palavras-chave:
Plataformização da Produção Cultural, Curadoria, YouTubeResumo
Este artigo tem por objetivo investigar a plataformização da produção cultural do canal 2quadrinhos no You Tube por meio da análise de práticas e affordances. Num cenário em que, cada vez mais, produtores culturais dependem das infraestruturas tecnológicas, de negócios e de governança das plataformas digitais, ao criarem conteúdo, questiona-se de que forma essa questão emerge em um canal do You Tube sobre histórias em quadrinhos. A pesquisa se valeu de estudo de caso, de levantamento bibliográfico, documental e de entrevista semi-estruturada. Identificou-se diretrizes editoriais que articulam, dinamicamente, curadoria de conteúdo sobre histórias em quadrinhos e estratégias de datificação propostas pelo You Tube.
Downloads
Referências
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo. Contexto, 2006.
D'ANDREA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.
GILLESPIE, Tarleton. Algorithm [#digitalkeywords]. Culture Digitally, 2014. Disponível em: <https://culturedigitally.org/2014/06/algorithm-draft-digitalkeyword>. Acesso em 10 mai. 2021.
HELMOND, Anne. A plataformização da web. In: OMENA, Janna Joceli (Ed.). Métodos Digitais: teoria-prática-crítica. Lisboa: Instituto de Comunicação da Nova Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade NOVA de Lisboa, 2019. p. 49-72.
KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: o Eu como mercadoria. In SAAD-CORREA, Elizabeth Nicolau; SILVEIRA, Stefanie. (org). Tendências em comunicação digital. São Paulo: ECA/USP, 2016.
MATOS, Ludmila Santos. “O YouTube não liga pra gente: agenciamentos sociotécnicos na percepção de criadores de conteúdo brasileiros para o YouTube. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, 2020.
MARTEL, Frédéric. Smart: o que você não sabe sobre a internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
NIEBORG, David; POELL, Thomas. The platformization of cultural production: Theorizing the contingent cultural commodity. New Media & Society, v. 20, n. 11, p. 4275-4292, 2018.
POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Revista Fronteiras - estudos midiáticos, v. 22, no. 1, p. 2-10, janeiro/abril 2020.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina 2009.
SAAD-CORRÊA, Elizabeth Nicolau.; RAPOSO, João Francisco. Curadoria de conteúdo na comunicação contemporânea: muito além do Ctrl+C e Ctrl+V. In: Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), 11., 2016, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2016. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/abrapcorp/assets/edicoes/2017/arquivos/11.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2021.
SALGADO, Tiago Barcelos Pereira. Públicos algorítmicos: relevância e recomendações no YouTube. In: HOMSSI, Aline Monteiro; RUGGIERI, Ana Luísa; BARBOZA, Dayana; CAMARGO, Fernanda; REIS, Flávio. (Org.) Tempos de rupturas: críticas dos processos comunicacionais. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2017.
SEAVER, Nick. Knowing algorithms. Media in Transition 8, Cambridge, 2013. Disponível em: <https://static1.squarespace.com/static/55eb004ee4b0518639d59d9b/t/55ece1bfe4b030b2e8302e1e/1441587647177/seaverMiT8.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2021.
SILVA, Claiton Borges. “O Link Está na Descrição do Vídeo”: Como o Associados Amazon Impacta a Produção de Conteúdo do Canal de YouTube Doisquadrinhos. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 20., 2019, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Uniritter, 2019. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/sul2019/resumos/R65-0369-1.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2021.
VAN DIJCK, José.; POELL, Thomas.; DE WALL, Martijn. The Platform Society: Public Values in a Connective World. London: Oxford, 2018.
VARELA, Daniela Renee, KAUN, Anne. The Netflix Experience: A User-Focused Approach to the Netflix Recommendation Algorithm. In: Theo Plothe, Amber M. Buck (ed.). Netflix at the Nexus: Content, Practice, and Production in the Age of Streaming Television (pp. 197-211). New York: Peter Lang Publishing Group, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sandra Portella Montardo, Claiton Borges da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.