DELINEANDO UMA METODOLOGIA PARA A ACESSIBILIZAÇÃO DE OBRAS DE ARTES VISUAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p54-71Palavras-chave:
Fotografia Tátil, Rastreamento de Toque, AudiodescriçãoResumo
Este artigo tem o objetivo de descrever a metodologia usada para acessibilizar exposições de artes visuais voltadas, principalmente, para pessoas com deficiência visual. A metodologia envolve audiodescrição, fotografias táteis e rastreamento de toque. Por meio de dois minicursos de 40 horas cada, foram discutidos os roteiros de audiodescrição que harmonizassem com as peças táteis, planejadas simultaneamente à elaboração dos roteiros. O projeto de pesquisa conta com a participação de pesquisadores nas áreas de audiodescrição, museologia e design computacional. A metodologia está sendo testada, com a montagem de uma exposição no Museu da Fotografia e pesquisadores da UECE e UFC.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Manoel Deisson Xenofonte; SANTOS, Deborah Macêdo dos. Fotografia Tátil: desenvolvimento de modelos táteis a partir de fotografias com a utilização de impressora 3D. Revista Brasileira de Design da Informação – Infodesign, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 62-76, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Deborah-Santos-10/publication/308378601_Fotografia_Tatil_Desenvolvimento_de_modelos_tateis_a_partir_de_fotografias_com_a_utilizacao_de_impressora_3D/links/57e268e208ae1f0b4d95c024/Fotografia-Tatil-Desenvolvimento-de-modelos-tateis-a-partir-de-fotografias-com-a-utilizacao-de-impressora-3D.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.
CARFAGNI, Monica; FURFERI, Rocco; GOVERNI, Lapo; VOLPE, Yary; TENNIRELLI, Giovanna. Tactile representation of paintings: an early assessment of possible computer based strategies. In: IOANNIDES, Marinos; FRITSCH, Dieter; LEISSNER, Johanna; DAVIES, Rob; REMONDINO, Fabio; CAFFO, Rossella (Ed.). Progress in Cultural Heritage Preservation: EuroMed 2012. Berlin/Heidelberg: Springer, 2012. p. XX-XX. (Lecture Notes in Computer Science, v. 7616). https://doi.org/10.1007/978-3-642-34234-9_26.
DE COSTER, Karen; MÜHLEIS, Volkmar. Intersensorial translation: visual art made up by words. In: CINTAS, Jorge Díaz; ORERO, Pilar; REMAEL, Aline. Media for all: subtitling for the deaf, audio description, and sign language. Amsterdam/New York: Rodopi, 2007. p. 189-201.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London/ Baltimore: Edward Arnold & University Park Press, 1978.
HOLLAND, Andrew. Audio description in the theatre and the visual arts: images into words. In:
DÍAZ CINTAS, Jorge; ANDERMAN, Gunilla (ed.). Audiovisual translation: language transfer on screen. Basingstoke/New York: Palgrave Macmillan, 2009. p. 170-185.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the Grammar of Visual Design. 2. ed. London/New York: Routledge, 2006.
MAYER, Flávia Affonso. A importância das coisas que não existem: construção e referenciação de cor por pessoas com cegueira congênita. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2018.
NEGRAES, Manoel José Passos. Delineamento para audiodescritores consultores: um estudo de caso em capa de disco. Fortaleza: UECE, 2018. TCC não publicado. 73 p.
O’TOOLE, Michael. The language of displayed art. London: Routledge, 2011.
VIEIRA, Roberto Cesar Cavalcante; ARAÚJO, Vera Lúcia Santiago; SEOANE, Alexandra Frazão; SALES, Larissa da Conceição; RODRIGUES, M. Liliane; LIMA, Neyara Rebeca Barroso; CORDEIRO, Luciana. Exposição Na Ponta dos Dedos: proposta de acessibilização por meio de fotografia tátil, rastreamento de toque e audiodescrição. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA, 2021, Caxias do Sul. Tecnologia assistiva: projetos e aplicações. Bauru: Canal 6, 2021. v. 1. p. 196-204.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.