A GESTAÇÃO DA BOSSA NOVA EM DOIS FILMES SEMINAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2022v13i1p188-203

Palabras clave:

Bossa Nova, Vinícius de Moraes, Julio Bressane

Resumen

Os filmes Orfeu do carnaval (1958), de Marcel Camus, e O mandarim (1995), de Júlio Bressane, são foco do artigo. Partindo da pergunta “Até que ponto o audiovisual pode contribuir para a compreensão do surgimento da Bossa Nova e ajuda a preservar sua memória como reinvenção do samba?”, objetivamos desvelar como as obras inserem-se no traçado histórico do movimento carioca e como a ascendência de Orfeu se evidencia. Para isso, seguimos uma metodologia teórico-exploratória, concluindo que as obras funcionam como importante lugar de memória (NORA, 1993) do ritmo que até hoje encanta o mundo inteiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aurora Almeida de Miranda Leão, UFJF

Doutoranda do PPGCom da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), linha de pesquisa Competência Midiática, Estética e Temporalidade. Integra os Grupos de Pesquisa/CNPq Narrativas Midiáticas e Dialogias (NAMÍDIA), coordenado pela profa Dra. Cláudia Thomé, e Comunicação, Cidade e Memória (COMCIME), liderado pela profa. Dra. Christina Ferraz Musse. É bolsista FAPEMIG. Mestra em Comunicação pela mesma instituição com a dissertação “Meu pedacinho de chão: sete movimentos à procura da narrativa”. É autora dos e-books “Telenovela: a ficção popular do Brasil”, “O cinema que mora na minha saudade”, e “Na televisão na palavra no átimo no chão”, lançados em 2021 pela RFB Editora.

Citas

BRESSANE, Julio – Alguns, Rio de Janeiro: Imago, 1995.
_______________ – Cinemancia, Rio de Janeiro: Imago, 2003.
CASTELLO, José. Vinícius de Moraes, o poeta da paixão. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
GIRON, Luís Antônio. Mário Reis, o fino do samba. São Paulo: editora 34 (Coleção Todos os cantos), 2001.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. 2. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
MORAES,Vinícius de. Entrevista
ao
Museu
da
Imagem
e
do
Som (MIS). Rio
de
Janeiro,1968.
NAVES, Santuza Cambraia. Da Bossa Nova à Tropicália. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 10, 1993.
PECCI, José Carlos. Vinícius sem ponto final. São Paulo: editora Saraiva, 1994.
RICOEUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Paris: Éditions du Seuil, 2000a.
SEVERIANO, Jairo. Uma História da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora 34, 2008.
TÁVOLA, Artur da. 40 anos de Bossa Nova. Rio de Janeiro: Sextante, 1998.
VOROBOW, Bernardo; ADRIANO, Carlos (org). Júlio Bressane: cinepoética. São Paulo: Massao Ohno, 1995.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Cia das Letras,1989.

Publicado

2022-04-29

Cómo citar

MIRANDA LEÃO, A. A. de. A GESTAÇÃO DA BOSSA NOVA EM DOIS FILMES SEMINAIS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 188–203, 2022. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2022v13i1p188-203. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/591. Acesso em: 3 jul. 2024.