A GESTAÇÃO DA BOSSA NOVA EM DOIS FILMES SEMINAIS
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2022v13i1p188-203Palabras clave:
Bossa Nova, Vinícius de Moraes, Julio BressaneResumen
Os filmes Orfeu do carnaval (1958), de Marcel Camus, e O mandarim (1995), de Júlio Bressane, são foco do artigo. Partindo da pergunta “Até que ponto o audiovisual pode contribuir para a compreensão do surgimento da Bossa Nova e ajuda a preservar sua memória como reinvenção do samba?”, objetivamos desvelar como as obras inserem-se no traçado histórico do movimento carioca e como a ascendência de Orfeu se evidencia. Para isso, seguimos uma metodologia teórico-exploratória, concluindo que as obras funcionam como importante lugar de memória (NORA, 1993) do ritmo que até hoje encanta o mundo inteiro.
Descargas
Citas
_______________ – Cinemancia, Rio de Janeiro: Imago, 2003.
CASTELLO, José. Vinícius de Moraes, o poeta da paixão. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
GIRON, Luís Antônio. Mário Reis, o fino do samba. São Paulo: editora 34 (Coleção Todos os cantos), 2001.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. 2. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
MORAES,Vinícius de. Entrevista ao Museu da Imagem e do Som (MIS). Rio de Janeiro,1968.
NAVES, Santuza Cambraia. Da Bossa Nova à Tropicália. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 10, 1993.
PECCI, José Carlos. Vinícius sem ponto final. São Paulo: editora Saraiva, 1994.
RICOEUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Paris: Éditions du Seuil, 2000a.
SEVERIANO, Jairo. Uma História da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora 34, 2008.
TÁVOLA, Artur da. 40 anos de Bossa Nova. Rio de Janeiro: Sextante, 1998.
VOROBOW, Bernardo; ADRIANO, Carlos (org). Júlio Bressane: cinepoética. São Paulo: Massao Ohno, 1995.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Cia das Letras,1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Aurora Almeida de Miranda Leão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .