A influência do “filtro bolha” na difusão de Fake News nas mídias sociais: reflexões sobre as mudanças nos algoritmos do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.4322/2179-1465.0901001Keywords:
novas mídias, algoritmos, filtro bolha, meio de comunicação digital, modelo de negócioAbstract
O presente artigo consiste em uma breve reflexão sobre, até que ponto, o “filtro bolha” pode influenciar na difusão de fake news nas mídias sociais. Para isso, o objeto de reflexão será o Facebook, que após registrar uma queda no volume de usuários, realizou mudanças em seus algoritmos reduzindo a exibição de publicações de empresas no feed de notícias das pessoas e ampliando os posts de familiares e amigos. Essa estratégia, que foi amplamente criticada por veículos de comunicação, gerou protestos de empresas e culminou com o anúncio da Folha de S. Paulo, que deixou de atualizar seu perfil, e a da Unilever, que ameaça retirar os investimentos em publicidade em plataformas como o Facebook e Google. As empresas justificam seu posicionamento afirmando que as mudanças nos algoritmos estimulam a difusão de fake news.
Downloads
References
CAULYT, F. “Facebook perdeu importância para a Folha”, diz editor. Deutsche Welle Brasil, versão online, Boon (Alemanha), 09.fev.2018. Disponivel em: [http://www.dw.com/pt-br/facebook-perdeu-importância-para-a-folha-diz-editor/a-42525773] . Acesso em: 12.fev.2018
FÁBIO, A. C. Como notícias falsas e curtidas artificiais se tornaram um mercado mundial. Nexo, São Paulo, 12.jan.2018. Disponível em: [https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/06/24/Como-notícias-falsas-e-curtidas-artificiais-se-tornaram-um-mercado-mundial]. Acesso em: 22.jan.2018
FANJUL, S. C. Na verdade, o que [...] é exatamente um algoritmo? El País, versão online, Tecnologia, Madri (Espanha), 30.mar.2018. Disponível em: [https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/30/tecnologia/1522424604_741609.html]. Acesso em: 31.mar.2018
FAVA, G.; PERNISA JÚNIOR, C. Filtro bolha: como tecnologias digitais preditivas transformam a comunicação mediada por computador. Revista Eco Pós (Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Dossiê Mídia, Intelectuais e Política, v. 16, nº 2, 2017. Disponível em: [https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/download/2277/8752]. Acesso em 13.fev.2018
FOLHA DE S. PAULO. Unilever ameaça cortar anúncio de Facebook e Google. São Paulo, Mercado, versão online, 12.fev.2018. Disponível em: [https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/02/unilever-ameaca-cortar-anuncio-de-facebook-e-google.shtml]. Acesso em: 13.fev.2018
JARVIS, J. El fin de los medios de comunicación de masas: ¿Cómo serán las noticias del futuro? Barcelona: Gestión 2000, 2015
LEVINSON, P. Digital McLuhan. Nova Iorque: Routledge, 1999.
MARTINS, A. Na web, 12 milhões difundem fake news políticas. O Estado de São Paulo, versão online, São Paulo, 17.set.2017. Disponível em: [http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,na-web-12-milhoes-difundem-fake-news-politicas,70002004235]. Acesso em: 18.set.2017
MANOVICH, L. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación: la imagen en la era digital. Barcelona: Paidós, 2005.
OWEN, L. H. Crowdsourcing trusted news sources can work — but not the way Facebook says it’ll do it. Nieman Lab, Nieman Foundation at Harvard University, Cambridge, 06.fev.2018. Disponível em: [http://www.niemanlab.org/2018/02/crowdsourcing-trusted-news-sources-can-work-but-not-the-way-facebook-says-itll-do-it/]. Acesso em: 13.fev.2018
PARISER, E. The filter bubble: what the internet is hiding from you. Nova Iorque: The Pinguim Press, 2011
PHILLIPS, D. Brazil's biggest newspaper pulls content from Facebook after algorithm change. The Guardian, versão online, international edition, 08.feb.2018. Disponível em: [https://www.theguardian.com/technology/2018/feb/08/facebook-brazil-newspaper-folha-de-s-paulo-fake-news] . Acesso em: 12.fev.2018
SERRA, P. O princípio da credibilidade na selecção da informação mediática. Covilhã: Universidade Beira Interior, 2006. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/serra-paulo-credibilidade-seleccao-informacao.pdf>. Acesso em: 28.mai.2017
VARELA, J. Blogs vs. SMS: Periodismo 3.0, la socialización de la información. Revista Telos, nº 65, out.-dez./2005. Madri: Fundación Telefonica. Disponível em: <https://telos.fundaciontelefonica.com/telos/articulocuaderno.asp@idarticulo=7&rev=65.htm>. Acesso em: 28.mai.2017
VOSOUGHI, S.; ROY, D.; ARAL, S. The spread of true and false news online. Science, Washington (USA), vol. 359, Issue 6380, 09.Mar.2018, p. 1146-1151. Disponível em: [http://science.sciencemag.org/content/359/6380/1146.full]. Acesso em: 11.mar.2018
WHITE, A. Fake news: it’s not bad journalism, it’s the business of digital communications. Londres: Ethical Journalism Network, 2017. Disponível em: <http://ethicaljournalismnetwork.org/fake-news-bad-journalism-digital-age>. Acesso em: 03.mai.2017
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.