NÍVEIS DE ENGAJAMENTO NAS NARRATIVAS DO PRODUCT PLACEMENT A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS TRANSMÍDIA

Autores/as

  • Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha Sobral UNINASSAU
  • Rogério Luiz Covaleski UFPE

Palabras clave:

Product placement, Telenovela, Narrativa transmídia, Engajamento, Publicidade

Resumen

A união da publicidade às telenovelas ganha novas oportunidades de expansão e engajamento do público a partir de narrativas transmídia. Esta pesquisa se embasa nos conceitos de cultura participativa e narrativas transmídia (JENKINS, 2009), product placement (PALACIOS,2010) e publicidade híbrida (COVALESKI, 2010), objetivando compreender as estratégias publicitárias para o engajamento do público. Foram utilizados exemplos de product placement transmídia inseridos em telenovelas, a partir dos métodos de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Verificou-se que as estratégias transmídia utilizadas nas inserções publicitárias em telenovelas buscam influenciar a percepção das marcas pelo público em diferentes níveis de engajamento, a depender dos objetivos marcários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha Sobral, UNINASSAU

Mestra em Comunicação pela UFPE, pesquisadora no Grupo de Pesquisa "Publicidade híbrida e narrativas de consumo" e professora nas instituições UNINASSAU, UNIBRA e Faculdade Santa Helena.

Rogério Luiz Covaleski, UFPE

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com pós-doutoramento pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona). É autor dos livros “Cinema, publicidade, interfaces” (2009), “Publicidade híbrida” (2010), entre outros. Coordena o Grupo de Pesquisa "Publicidade híbrida e narrativas de consumo". É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Citas

ANDRADE, Ana Elis Nogueira de Magalhães; CIRELLI, Renira Appa. Polifonia em slogans. Letra Magna, ano 2, n.2. 2005. Disponível em: <http://www.letramagna.com/PolifoniaemSlogans.pdf> acesso em: 06 janeiro 2017.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação e Consumo. In: CITELLI, Adilson; et al.(Orgs.). Dicionário de Comunicação: escolas teorias e autores. São Paulo: Contexto, 2014.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1996.

COVALESKI, Rogério. Idiossincrasias Publicitárias. Curitiba: Maxi Editora, 2013.

COVALESKI, Rogério. Publicidade híbrida. Curitiba: Maxi Editora, 2010.

DONATON, Scott. Publicidade + entretenimento: por que estas duas indústrias precisam se unir para garantir a sobrevivência mútua. Trad. de Álvaro Oppermann. São Paulo: Cultrix, 2007.

FECHINE, Yvana. Transmidiação como modelo de produção: uma abordagem a partir de estudos da televisão e de linguagem. In: MASSAROLO, João; SANTAELLA, Lúcia; NESTERIUK, Sérgio (Orgs.). Desafios da transmídia: processos e poéticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2006.


JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Trad. de Susana Alexandria. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Narrativas televisivas e identidade nacional: o caso da telenovela brasileira. Disponível em: <www.portcom.intercom.org.br> Acesso em: 13 jul 2018.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Telenovela como recurso comunicativo. Matrizes (USP Impresso), v.3, p. 21-48, 2009. Disponível em: < obitelbrasil.blogspot.com.br/publicações.html > Acesso em: 27 jul 2017.

MARTINS, Jorge S.. Redação Publicitária: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

PEREIRA JÚNIOR, José Maria Mendes; COVALESKI, Rogério. Regimes de interação em uma narrativa da repercussão: O Boticário, os “Casais”, Malafaia e “eu”. Revista Observatório. Palmas, V.4, N.2. P. 847-869, abr – jun, 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p847> Acesso em: 25 mai 2018.

PEREZ, Clotilde. Signos da Marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Poneira Thomson Learning, 2004.

PALACIOS, Fernando. Transmedia storytelling. São Paulo: ESPM, 2010.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SANTA HELENA, Raul; PINHEIRO, Antônio Jorge Alaby. Muito além do merchan! Como enfrentar o desafio de envolver as novas gerações de consumidores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

SIQUEIRA, Olga Santos; BRONSZTEIN, Karla Patriota. Jogos sociais e publicidade: refletindo sobre os quatro níveis de engajamento digital do consumidor. Culturas Midiáticas, Ano VIII, n. 14 – jan-jul, 2015. Disponível em: < http://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/24711> Acesso em: 21 mar 2019.

SHIRKY, Clay. A Cultura da Participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Trad. de Celina Portocarrero. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

TRINDADE, Eneus. Merchandising televisivo: tie-in. In: PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo (Orgs.). Hiperpublicidade: fundamentos e interfaces. V. 1. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

Publicado

2019-09-26

Cómo citar

SOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha; COVALESKI, Rogério Luiz. NÍVEIS DE ENGAJAMENTO NAS NARRATIVAS DO PRODUCT PLACEMENT A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS TRANSMÍDIA. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 120–136, 2019. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/457. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.