PORTA DOS FUNDOS: HUMOR DE QUALIDADE NO AUDIOVISUAL BRASILEIRO?
Palabras clave:
youtube, audiovisual, qualidadeResumen
Este artigo analisa o trabalho do coletivo Porta dos Fundos, canal criado em 2012 no Youtube e exibido na Fox Brasil. Apresenta uma discussão sobre a qualidade na produção de vídeos de humor-ficção a partir de dois parâmetros definidos para o estudo do humor de qualidade no audiovisual brasileiro. Os modos de representação utilizados pelo humor, incluindo a diversidade em suas diferentes acepções e a experimentação da linguagem audiovisual, que são elementos-chave no estudo do Observatório da Qualidade no Audiovisual da UFJF. Sendo assim, a partir da elaboração de uma metodologia de análise semiótica baseada no plano da expressão e do conteúdo e a mensagem audiovisual analisamos seis vídeos do Canal do Porta dos Fundos no Youtube.Descargas
Citas
BORGES, G. (2014) Qualidade na TV pública portuguesa. Análise dos programas do canal 2:. Juiz de Fora: Ed. UFJF.
______. (2008) Discursos de qualidade: a programação da A 2: português (pp. 155-78) In G. Borges & V. Reia-Baptista (org.) Discursos e práticas de qualidade na televisão, Lisboa: Livros Horizonte.
FECHINE, Y. (2008) Núcleo Guel Arraes: formação, influências e contribuições para uma TV de qualidade no Brasil. In A. Figueroa & Y. Fechine (Ed.), Guel Arraes. Um inventor no audiovisual brasileiro (pp.17-88). Recife: CEPE Editora.
HUTCHEON, L. (1989) Teoria da paródia. Lisboa: Edições 70.
COMO O PORTA DOS FUNDOS SE TORNOU O MAIOR CANAL DO BRASIL. 2014. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/case-studies/porta-dos-fundos-youtube-brasil.html. Acesso em: 25 de set. 2016.
PIRANDELLO. Luigi (1996). O Humorismo. Trad. Davi Dion Machado. São Paulo: Experimento. (Originally published in 1908).
PORTA AFORA. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCdgCNb87T4I-303KHF6FBhw/about>. Acesso em: 25 de set. de 2016.
PORTA DOS FUNDOS. 2016. Disponível
em:<https://www.youtube.com/channel/UCdgCNb87T4I-303KHF6FBhw>. Acesso em: 25 de set. de 2016.
PUJADAS, Eva (2002). “Televisón de calidad y pragmatismo” in Quaderns del CAC. Conselho de Audiovisual da Catalunha N°13, Mai-Ago., Disponível em <http://www.cac.cat/pfw_files/cma/recerca/quaderns_cac/Q13pujadas_ES.pdf >. Acesso em: 23 set. 2013.
SILVA JR., G.. (2001) País da TV. A história da televisão brasileira contada por Gonçalo Silva Júnior. São Paulo: Conrad Editora do Brasil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .