Social TV: a sinergia entre as hashtags e os índices de audiência

Autores

  • Daiana Maria Veiga Sigiliano Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gabriela Borges Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Convergência, Social TV, Televisão. Segunda Tela, Engajamento, Comportamento da Audiência

Resumo

O artigo tem o objetivo de discutir o recente fenômeno chamado Social TV e analisar como o mesmo tem contribuído para a divulgação da série Pretty Little Liars. Fruto do novo ecossistema de conectividade que vivemos, a Social TV modifica as métricas da audiência, o nível de participação do público, as narrativas, a recepção do espectador e traz de volta o appointment television. A produção norte-americana Pretty Little Liars representa o encontro de três pontos fundamentais para o engajamento dos sujeitos midiáticos e a sinergia entre o backchannel e a TV.

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Biografia do Autor

Daiana Maria Veiga Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Minas (2011), e pós graduanda em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Dedica-se à pesquisa em fenômenos da Cultura da Convergência, Social TV e Second Screen, também é membro do grupo de estudos e projetos EraTransmídia dos Inovadores da Escola Superior de Propaganda e Marketing (2012) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva da Universidade Metodista de São Paulo (2013).

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestre (1997) e doutora em Comunicação e Semiótica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pesquisa na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Realizou pós-doutoramento sobre a televisão pública de qualidade no CIAC da Universidade do Algarve em Portugal (2005-2008), onde atuou como pesquisadora e professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação Cultura e Artes e do Doutorado em Media Arte Digital (2005-2012). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou o livro A poética televisual de Samuel Beckett (2009) e as coletâneas Discursos e Práticas de Qualidade na TV (2008), Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais (2010), Estudos Televisivos: Diálogos Brasil_Portugal (2011), Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário Vol I (2011) e Vol II (2012).

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Publicado

2013-12-15

Como Citar

MARIA VEIGA SIGILIANO, D.; BORGES, G. Social TV: a sinergia entre as hashtags e os índices de audiência. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 106–119, 2013. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/148. Acesso em: 31 out. 2024.