Fotografia e interfaces digitais: Convergência entre construção, comunicação e significação

Autores/as

  • Wagner Souza e Silva USP

Palabras clave:

fotografia, imaginário, cultura digital, estética

Resumen

Os modos de visualização e compartilhamento das fotografias, nas telas eletrônicas, são regidos por softwares que trazem verdadeiras narrativas de acesso e manipulação. Este ensaio tem o objetivo de explorar a estética fotográfica que parecer emergir dessas condutas pré-estabelecidas e programadas de intervenção digital, com o intuito de investigar em que medida essas interfaces definem novos parâmetros que interferem no valor significativo das imagens fotográficas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner Souza e Silva, USP

Professor Doutor do Departamento de Jornalismo e Editoração e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, na ECA/USP.

Citas

ADOBE. Família Adobe Photoshop. Disponível em http://www.adobe.com/br/products/photoshopfamily.html . Acesso em 01/09/2013.

BUITONI, D. H. S. Fotografia animada no webjornalismo: interfaces e multimídia. Disponível em http://www.studium.iar.unicamp.br/27/04.html. Acesso em 12/08/2013.

FONTCUBERTA, Joan. A caixa de Pandora: a fotografi@ depois da fotografia. São Paulo: G.Gilli, 2012.

GREEN, J. The art of storytelling: Pedro Meyer’s I photograph to remember. Disponível em http://www.pedromeyer.com/galleries/i-photograph/state.html. Acesso em 29/08/2013.

SILVA JUNIOR, José Afonso. Da fotografia expandida à fotografia desprendida: como o Instagram explica a crise da Kodak e vice-versa. Trabalho apresentado no GP Fotografia, IX Encontro dos Grupos/Núcleos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012. Disponível: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-1704-1.pdf. Acesso em 19/08/2013.

SOUZA E SILVA, W. Sobre imagens: tecnologias invisíveis e a transparência do espetáculo. In: Em Questão, v. 17, n. 2. Porto Alegre: UFRGS, 2011, pp. 225-236. Disponível em http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/22132 . Acesso em 03/08/2013.

STARCK, Daniele. A história do Photoshop: o editor de imagens mais utilizado no mundo. Disponível em http://www.tecmundo.com.br/Photoshop/37907-a-historia-do-Photoshop-o-editor-de-imagens-mais-usado-no-mundo.htm. Acesso em 20/08/2013.

Publicado

2015-06-28

Cómo citar

SOUZA E SILVA, Wagner. Fotografia e interfaces digitais: Convergência entre construção, comunicação e significação. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 329–340, 2015. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/233. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Espaço Convergente

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.