Agenciamentos e anonimato: sobre a experiência do Anonymous

Autores

  • Erick Felinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ramon Bezerra Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Anonymous, agenciamento, anonimato

Resumo

O objetivo deste traba Agenciamentos e anonimato: sobre a experiência do Anonymous lho é refletir sobre a experiência do Anonymous, problematizando seu funcionamento, a criação de vínculos e a forma de atuação. O Anonymous é uma espécie de grupo político, sem liderança predeterminada, que foi responsável por diversas ações e protestos nos últimos anos, tanto no ambiente digital quanto fora dele. Primeiramente, trata-se do contexto de surgimento e de algumas ações do Anonymous, que ajudem a discutir sua atuação, refletindo sobre os agenciamentos que o configuram. Em seguida, discute-se a participação dos sujeitos e a questão do anonimato.

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Biografia do Autor

Erick Felinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisador do CNPq e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ramon Bezerra Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

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Publicado

2013-12-15

Como Citar

FELINTO, Erick; BEZERRA COSTA, Ramon. Agenciamentos e anonimato: sobre a experiência do Anonymous. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 19–34, 2013. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/158. Acesso em: 3 dez. 2024.