Coxinhas e petralhas: o fandom político como chave de análise da audiência criativa nas mídias sociais

Autores

  • Marcelo Alves dos Santos Junior UFF

Palavras-chave:

Culturas Fã, Política, Ativismo, Mídias Sociais, Comunidades Interpretativas

Resumo

As mídias sociais são espaços comunicativos apropriados pelas audiências para a expressão política, performance de identidades e construção de comunidades interpretativas. O fenômeno das dinâmicas produtivas do público na internet é tradicionalmente estudado na comunicação política por chaves analíticas como ativismo digital, jornalismo cidadão, deliberação, participação, conversação e grassroots. Estes escopos são insuficientes para dar conta de algumas particularidades deste objeto. Oferecemos a perspectiva da teoria fã como ferramenta analítica que investiga a expressão de culturas políticas na internet. Argumentamos que a ação de comunicação política das audiências possui uma dimensão de engajamento que se assemelha ao paradigma da atividade fã, entendida como um regime de participação da audiência na construção de narrativas que tensionam e se situam à margem dos produtos culturais e dos textos dominantes, reconfigurando-os a partir de lógicas e de práticas de sociabilidade particulares. Empregamos métodos qualitativos para acompanhar cinco páginas no Facebook que produzem conteúdo sobre política e entrevistamos seus administradores. Entre os principais achados desta pesquisa está a formação referências interpretativas antagônicas que são acionadas por comunidades interpretativas de fãs a partir de marcações ideológicas definidas de esquerda e de direita. Ao final, debatemos os achados e indicamos caminhos para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Alves dos Santos Junior, UFF

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM) e bolsista Capes.

Referências

AMARAL, Adriana; SOUZA, Rosana Vieira; MONTEIRO, Camila. From Westeros’ #vemprarua to the shipping of the gay kiss on Brazilian TV. Fan activism: concepts, resistances and practices in digital culture. Galáxia, n. 29, p. 141-154, 2015.

BAYM, Nancy. Tune in, log on. Soaps, fandom, and online community. Thousands Oaks: Erlbaum, 2000.

BEAULIEAU, Anne. Mediating ethnography: objectivity and the making of ethnographies of the internet. Social Epistemology, vol. 18, no. 2-3, p. 139-163, 2004.

BOELLSTORFF, Tom, et al. Ethnography and virtual worlds: A handbook of method. Princeton University Press, 2012.

_____________________. Rethinking Digital Anthropology, In: HORST, Heather A., MILLER, Daniel (orgs.). Digital anthropology. A&C Black, 2013.

BRAGA, Adriana. Técnica etnográfica aplicada à comunicação online: uma discussão metodológica. UNIrevista, vol. 1, no. 3, p. 1-11, 2006.

BRUNS, Axel. Blogs, Wikipedia, Second Life, and beyond: From production to produsage. Peter Lang, 2008.

BURGESS, Jean; BRUNS, Axel. (Not) the Twitter election: the dynamics of the #ausvotes conversation in relation to the Australian media ecology. Journalism Practice, v. 6, n. 3, p. 384-402, 2012.

BURRELL, Jenna. The field site as a network: A strategy for locating ethnographic research. Field Methods, p. 181-199, 2009.

CECCOBELLI, Diego, The popularization of political communication on Facebook, In: Digital Media and Democracy in Election Campaigns: a Workshop, Washington, DC, 2015.

CHAIA, Vera. Internet e eleições: as comunidades políticas no Orkut nas eleições de 2006. Logos, vol. 14, no. 2, p. 127-140, 2007.

COLEMAN, E. Gabriella. Ethnographic approaches to digital media. Annual review of anthropology, vol. 39, p. 487-505, 2010.

DITTMER, Jason; DODDS, Klaus. Popular geopolitics past and future: Fandom, identities and audiences. Geopolitics, v. 13, n. 3, p. 437-457, 2008.

ERIKSON, E., Hillary is my Friend: MySpace and Political Fandom. Rocky Mountain Communication Review, vol. 4, no. 2, p. 03-16, 2008.

GEERTZ, Clifford. As interpretações das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.

GERBAUDO, Paolo; TRERÉ, Emiliano. In search of the ‘we’ of social media activism: introduction to the special issue on social media and protest identities. Information, Communication & Society, n. ahead-of-print, p. 1-7, 2015.

GRAY, Jonathan. New Audiences, New Textualities Anti-Fans and Non-Fans. International journal of cultural studies, v. 6, n. 1, p. 64-81, 2003.

_____________. The news: you gotta love it. In: GRAY, Jonathan; SANDVOSS, Cornel; HARRINGTON, C. Lee (Orgs.), Fandom: Identities and communities in a mediated world, p. 75-87, 2007.

HIGHFIELD, Tim. News via Voldemort: Parody accounts in topical discussions on Twitter. New Media & Society, 2015.

JENKINS, H., Textual poachers: television fans & participatory culture. New York, London: Routledge, 1992.

__________. Convergence culture: Where old and new media collide. NYU press, 2006.

JENKINS, Henry, FORD, Sam, GREEN, Joshua. Spreadable media: Creating value and meaning in a networked culture. NYU Press, 2013.

JONES, Jeffrey P.; BAYM, Geoffrey; DAY, Amber. Mr. Stewart and Mr. Colbert go to Washington: Television satirists outside the box. Social Research: An International Quarterly, v. 79, n. 1, p. 33-60, 2012.

KARPF, David. Macaca moments reconsidered: Electoral panopticon or netroots mobilization?. Journal of Information Technology & Politics, v. 7, n. 2-3, p. 143-162, 2010.

KLIGLER-VILENCHIK, Neta. From Wizards and House-Elves to Real-World Issues: Political Talk in Fan Spaces. International Journal of Communication, v. 9, p. 20, 2015.

KREISS, Daniel. Acting in the public sphere: the 2008 Obama campaign’s strategic use of new media to shape narratives of the presidential race. Media, Movements, and Political Change, v. 33, p. 195-223, 2012.

MALINOWSKI, Bronislaw. Objeto, método e alcance desta pesquisa In: ZALUAR, Alba. Desvendando Máscaras Sociais. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, pp. 39-62., 1980.

MONTARDO, Sandra Portella, ARAÚJO, Willian. Performance e práticas de consumo online: ciberativismo em sites de redes sociais. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, vol. 20, n. 2, p. 472-494, 2013.

PARIKH, K., Political Fandom in the Age of Social Media: Case Study of Barack Obama’s 2008 Presidential Campaign, Dissertação apresentada ao Departamento de Midia e Comunicação da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, 2012.

PEARSON, Roberta. Fandom in the digital era. Popular Communication, v. 8, n. 1, p. 84-95, 2010.

POSTILL, J. PINK, S. Social media ethnography: the digital researcher in a messy web. Media International Australia, vol. 145, p. 123-134, 2012.

RIBKE, Nahuel. Entertainment politics: Brazilian celebrities’ transition to politics, recent history and main patterns. Media, Culture & Society, vol. 37 no. 1, p. 35-49, 2015.

SANDVOSS, C. Enthusiasm, trust and its erosion in mediated politics: On fans of Obama and the Liberal Democrats. European Journal of Communication, vol 27, no.1, p. 68-81, 2012.

_______________. Toward an understanding of political enthusiasm as media fandom: Blogging, fan productivity and affect in American politics, Journal of Audience & Reception Studies, vol. 10, no.1, 2013.

SCHAUN, Angela et al. Brazilian Scientific Production on Cyberactivism in the Communication area from 2002 to 2012: a preliminary mapping. Journal of Latin American Communication Research, v. 3, n. 1, p. 36-56, 2013.

STANYER, James. Intimate Politics: Publicity, Privacy and the Personal Lives of Politicians in Media Saturated Democracies. John Wiley & Sons, 2013.

STREET, John. Prime Time Politics: Popular Culture and Politicians in the UK. Javnost-The Public, v. 7, n. 2, p. 75-89, 2000.

TRYON, Chuck. Pop politics: Online parody videos, intertextuality, and political participation. Popular Communication, v. 6, n. 4, p. 209-213, 2008.

VIMIEIRO, Ana Carolina. Fã-ativismo no Twitter: comunidades online de fãs de esporte e a campanha# ForaRicardoTeixeira. Ciberlegenda, n. 28, p. 55-68, 2013.

VAN ZOONEN, L. Imagining the fan democracy. European Journal of Communication, vol. 19, no. 1, p. 39-52, 2004.

WILSON, Jason. Playing with politics: Political fans and Twitter faking in post-broadcast democracy. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, vol. 17, no.4, p. 445-461, 2011.

WINKIN, Y. A Nova Comunicação. Da Teoria ao Trabalho de Campo. Campinas, Papirus, 1998.

Downloads

Publicado

2016-07-06

Como Citar

ALVES DOS SANTOS JUNIOR, M. Coxinhas e petralhas: o fandom político como chave de análise da audiência criativa nas mídias sociais. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 117–146, 2016. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/255. Acesso em: 3 jul. 2024.