Conversando com uma API: um estudo exploratório sobre TV social a partir da relação entre o twitter e a programação da televisão
Palabras clave:
Social, Mineração de Dados, TwitterResumen
Discute-se o fenômeno do uso de redes sociais em paralelo ao consumo de TV, constituindo o que alguns autores chamam de “backchannel”, um espaço secundário da produção de conteúdo e discussão sobre os programas que estão sendo assistidos de forma síncrona à sua emissão, formando o que propomos denominar aqui de nuvem de sentido. São exploradas as técnicas de mineração de dados através da ferramenta personalizada Social Tracker, desenvolvida na linguagem de programação Python, para coletar dados sobre o problema, considerando-se que, devido à grande quantidade de informações geradas neste ambiente, é cada vez mais difícil fazer isso manualmente.Descargas
Citas
BOLTER, Jay; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. Cambridge: The MIT Press, 2000.
CHAMBERLAIN, Daniel. Media interfaces, networked media spaces, and the mass customization of everyday space. In: KACKMAN, Michael; BINFIELD, Marnie; PAYNE, Matthew Tomas et al. (Eds.). FlowTV. New York: Routledge, 2011. Epub[Livro Eletrônico].
EVANGELIA, Mantzari. The Implementation of Social Interactive Television . In: uxTV2008. Disponível em : http://uxtv2008.org/program/social-tv-workshop-papers/evangelia.pdf . Acessado em 17/04/2013.
FORRESTER. Use social media to boost your tv audience – A Social Computing Report. Disponível em: http://www.forrester.com/search?tmtxt=%20social%20TV#/Updated+Q1+2012+Use+Social+Media+To+Boost+Your+TV+Audience/quickscan/-/E-RES61227 . Acessado em 17/04/2013.
Haboe, Gunnar . The TV is watching you . In: uxTV2008. Disponível em : http://uxtv2008.org/program/social-tv-workshop-papers.html. Acessado em 17/04/2013.
HANSEN, Derek; SHNEIDERMAN, Ben; SMITH, Marc. Analyzing social media networks with NodeXL: insights from a connected world. Burlington-MA: Elsevier, 2011.
JENKINS, Henry. Convergence culture: Where old and new media collide. New York: NYU Press, 2006.
JOHNS, Mark . Two Screen Viewing and Social Relationships. Exploring the invisible backchannel of TV viewing. In: Proceedings Cultural Attitudes Towards Communication and Technology 2012. Murdoch University, Murdoch, 2012. pp. 333-343. Disponível em : http://sammelpunkt.philo.at:8080/2159/ . Acessado em 17/04/2013.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambride: MitPress, 2002.
MASCARELLO, F. Cinema hollywoodiano contemporâneo. In: MASCARELLO, F. (Org.). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
NIELSEN. Super bowl xlvii: how we watch and connect across screens . Disponível em : http://www.nielsen.com/us/en/newswire/2013/super-bowl-xlvii-draws-108-7-million-viewers-26-1-tweets.html . Acessado em 17/04/2013.
PROULX, Mike; SHEPATIN, Stacey. Social TV: how marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web, social media, and mobile. New Jersey: John Wiley&Sons, 2012. Epub[LivroEletrônico].
REELSEO. The Super Bowl Online Stream Amassed A Record Amount Of Viewers. Disponível em : http://www.reelseo.com/super-bowl-online-stream/ . Acessado em 17/04/2013.
SCOLARI, Carlos. Hipermediaciones - Elementos para una Teoría da Comunicación Digital Interactiva. Barcelona: Gedisa Editorial, 2008.
FOLHA. Super Bowl de 2013 bate recorde de audiência . Disponível em : http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1225569-super-bowl-de-2013-bate-recorde-de-audiencia.shtml . Acessado em 17/04/2013.
TWITTER. The super tweets of SB47. Disponível em : http://blog.twitter.com/2013/02/the-super-tweets-of-sb47.html . Acessado em 17/04/2013.
TWITTER BLOG. Este ano no Twitter. Disponível em: http://blog.pt.twitter.com/ . Acessado em 17/04/2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .