ANOTAÇÕES ACERCA DE ADAPTAÇÕES POTENCIAIS NO PROCESSO TELEVISUAL A PARTIR DO FORNECIMENTO DE COMPANION APPS
DOI:
https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2024v15i2p94-114Palavras-chave:
Produção de TV, companion app, experiência de múltiplas telasResumo
Emissoras de TV em todo mundo têm apontado três alternativas para exercer um controle relativo das ações da audiência durante sua experiência de múltiplas telas (objetivando minimizar o risco de redução de receitas com anunciantes naquele modo reconfigurado de assistir televisão). Uma alternativa envolve fornecer companion apps para materialização da experiência quando o uso de apps faz sentido para o programa de TV. No artigo são indicadas algumas adaptações necessárias no processo de produção televisual após aquele fornecimento, endereçando ainda como companion apps podem auxiliar a dilatar a duração dos programas de TV (contribuindo para também reduzir o risco mencionado).
Downloads
Referências
ALVAREZ-MONZONCILLO, José M.. Watching the Internet: the future of TV?. Lexington: Formal Press/Media XXI, 2011.
BEZERRA, Eduardo. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
BLAKE, James. Television and the second screen: interactive TV in the age of social participation. London and New York: Routledge Taylor and Francis Group, 2017.
BRAUN, Joshua. Transparent intermediaries: building the infrastructures of connected viewing. In: HOLT, Jennifer; SANSON, Kevin. (eds). Connected viewing: selling, streaming, & sharing media in the Digital Era. New York and Abingdon: Routledge, 2014. pp. 124-143.
CHRISSIS, Mary B.; KONRAD, M.; SHRUM, S. CMMI Guidelines for process integration and product improvement. Boston: Addison-Wesley, 2003.
COLLETTI, Giampaolo; MATERIA, Andrea. Social TV: guida ala nuova TV nell’era di Facebook e Twitter. Milano: Gruppo24ore, 2012.
GRAY, Jonathan; LOTZ, Amanda D. Television studies. Cambridge: Polity Press, 2012.
HILL, Annette. Media experiences: Engaging with Drama and Reality Television. London and New York: Routledge, 2019.
LEON, Alexis. Software configuration management handbook. Boston: Artech House, 2005.
MARQUIONI, Carlos Eduardo. Do uso concomitante de dispositivos tecnológicos: a experiência de segunda tela enquanto reconfiguração no modo de assistir TV. GEMInIS, São Carlos, v.2, n.1, pp. 06 a 22, jan./jul. 2014.
MARQUIONI, Carlos Eduardo. Apontamentos para integração e sincronização entre a produção de TV e o desenvolvimento de software: a experiência de segunda tela e o desenvolvimento de apps. GEMInIS, São Carlos, v.8, n.3, pp. 44 a 67, set./dez. 2017a.
MARQUIONI, Carlos Eduardo. A experiência de segunda tela e o modelo de negócios suportado por publicidade: a sincronização de anúncios entre telas (o caso brasileiro de SuperStar). Revista Intercom, São Paulo, v.40, n.3, pp.129-150, set./dez. 2017b.
MARQUIONI, Carlos Eduardo. Sobre preparação cultural, atenção e distração nos modos de assistir TV: Uma análise do caso da experiência de múltiplas telas. Conexão. Caxias do Sul, n.17, v.33, pp. 39 a 59. Jan./jul.2018.
MARQUIONI, Carlos Eduardo. On software and television: Analyzing a minimal process for software requirements specification by TV broadcasters. Estudos em Comunicação. Covilhã, n.29, pp. 53 a 64, dez. 2019.
MARQUIONI, Carlos Eduardo. Da necessidade de definir um operador conceitual para analisar a materialização da experiência de múltiplas telas enquanto tendência. In: XXIX Encontro Anual da Compós, 2020, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Anais... Belém: UFMS, 2020.
MARQUIONI, Carlos Eduardo. Da necessidade de um operador conceitual para analisar a experiência de múltiplas telas enquanto tendência. Famecos. Porto Alegre, v.29, pp.1 a 14, 2022.
PROULX, Mike; SHEPATIN, Stacey. Social TV: how marketers can reach and engage audiences by connecting Television to the Web, social media, and mobile. New Jersey: John Wiley & Sons, 2012.
TUSSEY, Ethan. Connected viewing on the second screen: the limitations of the living room. In: HOLT, Jennifer; SANSON, Kevin. (eds). Connected viewing: selling, streaming, & sharing media in the Digital Era. New York and Abingdon: Routledge, 2014. pp. 202-216.
WILLIAMS, Raymond. Television: Technology and Cultural Form. Padstow: Routledge Classics, [1974] 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Eduardo Marquioni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.