APONTAMENTOS PARA INTEGRAÇÃO E SINCRONIZAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO DE TV E O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: A EXPERIÊNCIA DE SEGUNDA TELA E O DESENVOLVIMENTO DE APPS

Autores

Palavras-chave:

estudos de produção de televisão, ciclos de vida, gerenciamento de projetos.

Resumo

O autor deste artigo vem investigando alternativas para integração e sincronização dos ciclos de vida de produção de TV e desenvolvimento de software, para que as emissoras de TV comercial brasileira possam fornecer apps que habilitem à audiência a materialização de uma experiência de segunda tela minimizando a distração associada. Durante a revisão bibliográfica dos processos de produção de TV observou-se variação e mistura entre atividades técnicas, administrativas e gerenciais. Neste artigo são apresentadas alternativas conceituais em desenvolvimento para organizar tais variações e mistura a partir de uma espécie de processo base (não normativo) para produção televisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Marquioni, UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

ocente do programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná, doutor em Comunicação e Linguagens, vice-coordenador (2016-2017) e coordenador (2018-2019) do GP Estudos de Televisão e Televisualidades da Intercom, coordenador do grupo de pesquisa Tecnologias: Experiência, Cultura e Afetos (TECA) da UTP e pesquisador no Grupo de Estudos Culturais (GECu) da Unesp/Franca.

Referências

ALVARENGA, Augusta T. et al. Histórico, fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos da interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JR, Arlindo; SILVA NETO, Antônio J. (ed). Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. São Paulo: Manole, 2012. pp. 3-68.

BLAKE, James. Television and the second screen: interactive TV in the age of social participation. London and New York: Routledge Taylor and Francis Group, 2017.

CANNITO, Newton. A televisão na era digital: Interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Summus Editorial, 2010.

CARNEIRO, Rafael Gonçalez. Publicidade na TV digital: um mercado em transformação. São Paulo: Aleph, 2012.

CHRISSIS, Mary B.; KONRAD, Mike; SHRUM, Sandy. CMMI for Development: guidelines for process integration and product improvement (3th ed.). Boston: Addison-Wesley, 2010.

GAWLINSKI, Mark. Interactive television production. Oxford: Focal Press, 2003.

GILLEZEAU, Marcus; SAUNDERS, Evelyn. Hands On: All Media Producing (advice and experiences). Sydney: Firelight Productions, 2013.

HARTLEY, John. Digital futures for cultural and media studies. Oxford: Wiley-Blackwell, 2012.

MARQUIONI, Carlos Eduardo. Sobre o desenvolvimento de aplicativos de segunda tela para a TV comercial: a sincronização de ciclos de vida e a emergência de uma audiência conectada (notas iniciais de pesquisa). In: Intercom (XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 2016). Anais... São Paulo: ECA/USP, 2016a.

MARQUIONI, Carlos Eduardo. Programas jornalísticos na TV aberta brasileira: entre atualizações da experiência televisual e a manutenção de antigos contratos de leitura. Jundiaí: Paco Editorial, 2016b.

MARQUIONI, Carlos Eduardo. Sobre desenvolvimento de apps de segunda tela: notas iniciais para uma especificação mínima de software por emissoras de TV (ou Uma análise da customização de processos e do uso de processos ágeis). In: CONTECSI (14th International Conference on Information Systems & Technology Management). Anais… São Paulo: FEA/USP, 2017.

MAYER, Vicki. Bringing the social back in: studies of Production Cultures and Social Theory. In: MAYER, Vicki; BANKS, Miranda J.; CALDWELL, John T. (eds). Production studies: cultural studies of media industries. New York and Abingdon: Routledge, 2009. pp. 15-24.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

PMBOK. A guide to the project management body of knowledge (5th ed.). Pennsylvania: Project Management Institute, Inc., 2013.

PROULX, Mike; SHEPATIN, Stacey. Social TV: how marketers can reach and engage audiences by connecting Television to the Web, social media, and mobile. New Jersey: John Wiley & Sons, 2012.

ROBERTSON, Suzanne; ROBERTSON James. Mastering the requirements process. Boston: Addison-Wesley, 2007.

WILLIAMS, Raymond. Television: Technology and Cultural Form. Padstow: Routledge Classics, [1974] 2005.

WOLFF, Michael. Television is the new television: the unexpected triumph of old media in the digital age. New York: Portfolio/Penguin, 2015.

WURTZEL, Alan; ROSENBAUM, John. Television production. New York: McGRAW-HILL, [1979] 1995.

ZETTL, Herbert. Televison production handbook. Stanford: Thomson Learning, 2000.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

MARQUIONI, C. E. APONTAMENTOS PARA INTEGRAÇÃO E SINCRONIZAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO DE TV E O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: A EXPERIÊNCIA DE SEGUNDA TELA E O DESENVOLVIMENTO DE APPS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 44–67, 2017. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/325. Acesso em: 3 jul. 2024.