APONTAMENTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO PUBLICITÁRIA DE NEYMAR NO COMERCIAL “UM NOVO HOMEM TODO DIA”
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p202-221Palavras-chave:
Publicidade, denotação, conotação, Neymar, GilletteResumo
Após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo 2018, Neymar e a marca Gillette publicizaram o comercial “Um novo homem todo dia”, onde o atleta rebate críticas sobre suas atitudes. O jogador admitiu, em alguns pontos da peça publicitária, que exagerou em certos comportamentos, mas, na maior parte do tempo, tentou mostrar suas dores e lutas da vida de atleta. Com base nesse cenário, este trabalho estabeleceu como objetivo analisar como se apresenta, do ponto de vista imagético, a construção do jogador no referido comercial. Utilizando-se da Retórica da Imagem de Barthes (1964), elencaram-se os keyframes “A queda: dor e sofrimento em campo”, “Apenas um menino” e “O renascimento: um novo homem”, que buscam, entre outros pontos, humanizar o atleta Neymar, demonstrando que, apesar dos percalços, o jogador aprendeu com seus equívocos e, agora, é um novo homem.
Downloads
Referências
BARTHES, R. Inéditos. 1. ed São Paulo, SP: Martins Fontes, 2005.
BARTHES, R. (1964). Rhétorique de l'image. Communications, 4, 1964, p. 40-51. Disponível em: http://www.persee.fr/doc/comm_0588-8018_1964_num_4_1_1027. Acesso em: 03 jan. 2022.
BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BURTENSHAW, K.; MAHON, N.; BARFOOT, C. Fundamentos de Publicidade criativa. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010.
CARRASCOZA, J. A. Razão e Sensibilidade no Texto Publicitário. São Paulo: Atlas, 2004.
CASTRO, J. Estratégias retóricas da Publicidade: uma proposta de matriz classificatória. E-Compós, v. 19, n. 3, dez. 2016.
CHARAUDEAU, P. O discurso propagandista: uma tipologia. In: MACHADO, I.; MELLO, R. Análises do Discurso Hoje. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 2010.
CHEN, Q. et al. Understanding consumers’ reactance of online personalized advertising: A new scheme of rational choice from a perspective of negative effects. International Journal of Information Management, v. 44, 2019, p. 53-64.
CLUBE DA CRIAÇÃO. (2022). Um novo homem todo dia: Neymar pede desculpas, mas quem banca é a Gillette. Disponível em: https://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/um-novo-homem-todo-dia/. Acesso em: 20 jan. 2022.
ECO, U. Como se faz uma tese. 26. ed. rev. atual. São Paulo, SP: Perspectiva, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.
HOPPER. Instagram Rich List 2019. (2022). Disponível em: https://www.hopperhq.com/blog/instagram-rich-list/. Acesso em: 07 jan. 2022.
LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 7. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.
LIPOVETSKY, G. Sedução, Publicidade e pós-modernidade. Revista Famecos, v. 7, n. 12, 2000.
MAFFESOLI, M. No fundo das aparências. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 8. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.
MARTINS, V. Metodologia científica: fundamentos, métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2016.
MATTAR, J. Metodologia científica na era digital. 4. São Paulo: Saraiva, 2017.
MPINGANJIRA, M.; MADUKU, D. Ethics of mobile behavioral advertising: Antecedents and outcomes of perceived ethical value of advertised brands. Journal of Business Research, volume 95, February 2019, p. 464-478.
NASCIMENTO, L. P. do. Elaboração de projetos de pesquisa monografia, dissertação, tese e estudo de caso, com base em metodologia científica. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
SAMPAIO, R. Propaganda de A a Z. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Estratégias semióticas da Publicidade. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2010.
SANT'ANNA, A.; ROCHA JÚNIOR, I.; GARCIA, L. F. D. Propaganda - Teoria, Técnica e Prática. 9. ed. rev. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2015.
STUHLFAUT, M.; WINDELS, K. Altered states: The effects of media and technology on the creative process in advertising agencies. Journal of Marketing Communications, volume 25, Issue 1, 2 January 2019, p. 1-27.
YOUTUBE. Toyota e sua campanha de varejo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=90YO6im7Os8. Acesso em: 22 jan. 2022a.
______. Julia Roberts estrela campanha da Lancôme. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=uRaN469UAmE. Acesso em: 22 jan. 2022b.
______. Coca-Cola | Regras do Natal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DN3s3s3g-CA. Acesso em: 22 jan. 2022c.
______. Tiffany & Co. celebra a individualidade em nova campanha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NjPtviTdNR4. Acesso em: 22 jan. 2022d.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.