Mad Men, Twittertainment e Fandom na Era Transmidiática

Autores

  • Sheron Das Neves Birkbeck, University of London

Palavras-chave:

comportamento de fãs, Mad Men, Twittertainment, redes sociais, transmídia, marketing

Resumo

O artigo propõe examinar, usando como referência a série dramática norte-americana Mad Men, o com-portamento dos fãs de TV no atual ambiente transmidiático. Com um aparato tecnológico sem prece-dentes à sua disposição, os fãs da atualidade têm o poder de construir (e imergir em) universos imagi-nários compartilhados, interagindo com personagens fictícios nas redes sociais, criando novas formas de fan fiction e reinventando-se via avatares. Torna-se assim fundamental avaliar estas transformações culturais, assim como o seu impacto sobre as estratégias de marketing das empresas produtoras de conteúdo.

Parte deste artigo foi publicado originalmente na 12ª edição da "Revista Comunicação & Cultura", da Universidade Católica Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKASS, Kim e MCCABE, Janet. Reading Sex and the City. London: I.B. Tauris, 2004.

ARMSTRONG, Jennifer. Hey Mad Men fans, can we borrow a few bucks. PopWatch, 26 jul. 2010. Disponível em: http://popwatch.ew.com/2010/07/26/hey-mad-men-fans-canwe-borrow-a-few-bucks.Acesso em: 15 nov. 2010.

BÉLISLE, Jean-François e BODUR, H. Onur. Avatars as Information: Perception of Consumers Based on Their Avatars in Virtual Worlds. Psychology & Marketing, vol. 27, no 8, ago. 2010. p. 741-765.

BERELOWITZ, Marian. Transmedia Rising: a JWT Trending Report. New York: J. Walter Thompson, 2011.

BOON, Stuart e SINCLAIR, Christine. A World I Don’t Inhabit: Disquiet and Identity In Second Life and Facebook. Proceedings of the 6th Conference on Networked Learning. Lancaster: Lancaster University, 2008. p. 16-23.

CADDELL, Bud. Becoming a Mad Man: A Report. New York: 2008. Disponível em: http://wearesterlingcooper.org/becoming-a-mad-man.pdf. Acesso em: 31 ago. 2011.

CHRISTIAN, Aymar. Fans, Brands and Fake Don Draper: TV Shows on Twitter. Sparksheet, 18 jan. 2011. Disponível em: http://sparksheet.com/fans-brands-and-fakedon-draper-tv-shows-on-twitter. Acesso em: 02 fev. 2011.

COLLINS English Dictionary. Glasgow: Harper Collins, 1998.

COUTINHO, Clara e BOTTENTUIT JUNIOR, João. Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0. In: MARCELINO, M.e SILVA, M. (Org.). SIIE: Actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa. Porto: 2007, p. 200-204.

EDGERTON, Gary. Falling Man and Mad Men. In Media Res, 20 abr. 2009. Disponível em: http://mediacommons.futureofthebook.org/imr/2009/04/14/falling-man-and-madmen-154. Acesso em: 31 jun. 2009.

__________, Gary. JFK, Don Draper and The New Sentimentality. Critical Studies in Television, [ca. 2009]. Disponível em: http://www.criticalstudiesintelevision.com/index.

php?siid=12899. Acesso em: 30 out. 2010.

ELLWOOD, Iain. The Essential Brand Book: Over 100 Techniques To Increase Brand Value. London: Kogan Page, 2000.

EPSTEIN, Michael, REEVES, Jimmie e ROGERS, Mark. Rewriting Popularity: The Cult Files. In: CARTWRIGHT, M., HAGUE A. e LAVERY, D. (Eds.). Deny All Knowledge: Reading the X-Files. London: Faber & Faber, 1996. p. 22-35.

_________. The Sopranos as HBO Brand Equity. In: LAVERY, D. (Ed.). This Thing of Ours: Investigating The Sopranos. New York: Wallflower, 2002. p. 42-57.

ÉTIENNE, Mark. Why Everyone Wants To Be Don Draper Except Don Draper. AskMen, dez. 2009. Disponível em: http://www.askmen.com/entertainment/austin_300/345_whyeveryone-wants-to-be-don-draper-except-don-draper.html#. Acesso em: 10 nov. 2010.

FISKE, John. The Cultural Economy of Fandom. In: LEWIS L. (Ed.). The Adoring Audience: Fan Culture & Popular Media. New York: Routledge, 1992. p. 30-49.

GALLUCCI, Giovanni. Facebook Marketing Case Study of Mad Men. Gallucci.Net, 28 set. 2009. Disponível em: http://blog.gallucci.net/2009/09/facebook-marketing-casestudy-mad-men-part-1.html#tp. Acesso em: 31 mar. 2011.

GRADMEN. Dear Jon Hamm, YouTube, 08 ago. 2011. Disponível em: http://youtu.be/9PcWhjM1SEg. Acesso em: 23 ago. 2011.

HAWTHORNE, Nathaniel. The Scarlet Letter. New York: Tribeca, 2011.

HILLS, Matt. Fan Cultures. New York: Routledge, 2002.

HOLZWARTH, Martin, JANISZEWSKI, Chris e NEUMANN, Marcus. Influence of

Avatars on Online Consumer Shopping Behavior. Journal of Marketing, out. 2006. p. 19–36.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

________, Henry. Textual Poachers: Television Fans & Participatory Culture. London: Routledge, 1992.

________. Transmedia Storytelling 101. Confessions of a Aca/Fan, 21 mar. 2007.

Disponível em: http://www.henryjenkins.org/2007/03/transmedia_storytelling_101.html. Acesso em: 02 jun. 2010.

BARACK Obama Wrote Mad Men Fan Mail. Jezebel, 14 jul. 2010. Disponível em: http://jezebel.com/#!5587140/barack-obama-wrote-mad-men-fan-mail. Acesso em: 31 mar. 2011.

KOIS, Dan. Mad Men Twitter Wars End Peacefully. NYMag, 27 ago. 2008. Disponível em: http://nymag.com/daily/entertainment/2008/08/mad_men_twitter_wars_end_peace.html. Acesso em: 28 out. 2010.

KOTLER, Philip, WONG, Veronica, SAUNDERS, John e ARMSTRONG, Gary. Principles of Marketing. Essex: Pearson Education, 2005.

LOTZ, Amanda. The Television Will Be Revolutionized. New York: New York

University Press, 2007.

MAD MEN YOURSELF. Deep Focus website, jun. 2010. Disponível em: http://www.deepfocus.net/work/madmenyourself. Acesso em: 03 mar. 2011.

MADDUX, Rachel. 140-Character Characters: The Best of Twitter’s Very Strange Mad Men Alterna-Universe. Paste, 23 jul. 2010. Disponível em: http://www.pastemagazine.com/articles/2010/07/140-character-characters-the-best-of-twitters-very.html. Acesso em: 28 out. 2010.

MEYER, Richard. Brand hijacking in progress, thanks in part to social media.

Social Media Today. 25 out. 2010. Disponível em: http://socialmediatoday.com/

richardmeyer/216066/brand-hijacking-progress-thanks-part-social-media. Acesso em: 31 ago. 2011.

MOLITOR, Emily. Mad Men Yourself: The beauty of putting fans to work. Social Media, 08 abr. 2010. Disponível em: http://smartblogs.com/socialmedia/2010/04/08/mad-men-yourself-the-beauty-of-putting-fans-to-work. Acesso em: 31 mar. 2011.

NAVARRO, Vinicius. Os Sentidos da Convergência: Entrevista com Henry Jenkins. Contracampo, no 21, ago. 2010. p. 14-26.

OVIDE, Shira. What Don Draper’s Wall Street Journal Hedcut Would Look Like. Speak Easy, 26 jul. 2010. Disponível em: http://blogs.wsj.com/speakeasy/2010/07/26/mad-menwhat-the-journal-would-really-ask-don-draper.

Acesso em: 31 mar. 2011.

ROSE, Frank. Frank Rose Website, ca. 2010. Disponível em: http://www.frankrose.com/bio.htm. Acesso em: 02 jan. 2011.

________, Frank. The Art of Immersion: How the Digital Generation is Remaking Hollywood, Madison Avenue and the Way We Tell Stories. New York: W. W. Norton, 2011.

ROSS, Helen Klein. Rules of Brand Fiction From @BettyDraper and @Roger_Sterling. Palestra na Conferência SXSW, 13 mar. 2010. Disponível em: http://www.slideshare.net/helenkleinross/rules-of-brand-fiction-from-bettydraper-and-rogersterling. Acesso em: 02 jan. 2011.

SHOW do Eu: A Vitrine da Própria Personalidade. Entrevista especial com Paula Sibilia. IHU Online, 23 nov. 2008. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=18437. Acesso em: 10 jul. 2010.

SIBILIA, Paula. O Show do Eu: A Intimidade Como Espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

STEIN, Louisa. Mad Men vs Sherlock: What Makes A Fandom. Antenna, 10 ago. 2010. Disponível em: http://blog.commarts.wisc.edu/2010/08/10/mad-men-vs-sherlock-whatmakes-a-fandom/. Acesso em: 10 mar. 2011.

TOP 49 Most Influential Men. AskMen, dez. 2009. Disponível em: http://www.askmen.com/specials/2009_top_49/don-draper-1.html. Acesso em: 10 nov. 2010.

URBAN Dictionary. 17 dec., 2009. Disponível em: http://www.urbandictionary.com/define.php?term=donnabe. Acesso em 02 abr. 2011.

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

DAS NEVES, Sheron. Mad Men, Twittertainment e Fandom na Era Transmidiática. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 46–64, 2011. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/77. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.