A NOITE DAS BRINCADEIRAS MORTAIS (1986) COMO ‘ANTI-SLASHER’

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p30-47

Palavras-chave:

Cinema, Horror, Filme Slasher

Resumo

Este trabalho discute o filme A Noite das Brincadeiras Mortais (April Fool’s Day, Fred Walton, EUA, 1986), que pertence ao primeiro ciclo dos filmes de horror slasher, feitos principalmente nos EUA, na década de 1980, para o público adolescente. Nossa análise buscará destacar um aspecto que singulariza A Noite das Brincadeiras Mortais dentro desse ciclo, que é seu caráter farsesco e, por isso, autorreflexivo e crítico, antecipando, talvez de modo mais radical, sátiras que entrariam em voga a partir do final da década de 1990. Para realizar essa discussão, recorreremos aos debates sobre os filmes slasher (Dika, 1987; Clover, 1992; Piñedo, 1997; Clayton, 2015; Roche, 2016) e ao enquadramento desse subgênero na tradição do horror como espetáculo de choque, especialmente a partir da herança do Théatre du Grand Guignol (Schneider, 2001; Hand & Wilson, 2002; Ndalianis, 2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Loguercio Cánepa, Universidade Anhembi Morumbi

Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Referências

BÉGIN, Richard; GUIDO, Laurent. Présentation. Revue d´etudes cinematographiques, Qébec, Université de Montreal, v. 20, n. 2-3, 2010, p. 7-11.

BISCAIA FILHO, Paulo. Palcos de Sangue. Belo Horizonte: Estronho, 2012

CARROLL, Noel. A filosofia do horror ou paradoxos do coração. Campinas: Papirus, 1999.

CLAYTON, Wickham (Ed). Style and Form in the Hollywood Slasher Film. New York: Palgrave Macmillan, 2015.

CLAYTON, Wickham. Introduction: The Collection Awakes. In: Clayton, Wickham (Ed). Style and Form in the Hollywood Slasher Film. New York: Palgrave Macmillan, 2015, p. 1-14

CLOVER, Carol J. Men, Women, and Chain Saws: Gender in the Modern Horror Film: Gender in the Modern Horror Film. Princeton and Oxford: Princeton University Press: 2015 [1992].

DE QUINCEY, Thomas. Do assassinato como uma das belas artes. Porto Alegre: L&PM, 1985.

HAND, Richard J. Aesthetics of cruelty: Traditional Japanese Theatre and the Horror Film. In: MCROY, Jay (org). Japanese horror cinema. Honolulu: University of Hawai Press, 2005, p. 18-29.

DIKA, Vera. The Stalker Film. In: WALLER, Gregory. American Horrors: American Horrors: Essays on the Modern American Horror Film. University of Illinois Press, 1987.

HAND, Richard J.; WILSON, Michael. Grand-Guignol: The French Theatre of Horror. London: University of Exeter Press, 2002.

KESSINGER, Scott. Scream Deconstructed: An Unauthorized Analysis. Las Vegas: Stinger Books, 2011.

NDALIANIS, Angela. The Horror Sensorium: Media and the Senses. Jefferson: McFarland & Company, 2012.

NOWELL, Richard. Blood Money: A History of the First Teen Slasher Film Cycle. New York: Continuum, 2011.

PHEASANT-KELLY, Fran. Reframing parody and Intertextuality in Scream: Formal and Theoretical Approaches to the Postmodern Slasher. In: CLAYTON, Wickham (Ed). Style and Form in the Hollywood Slasher Film. New York: Palgrave Macmillan, 2015, p. 149-160.

PIÑEDO, Isabel. Recreational Terror: Women and the Pleasures of Horror Film Viewing. New York: State University of New York Press, 1997.

ROCHE, David. (In)Stability of Point of View in When a Strager Calls and Eyes of a Stranger. In: Clayton, Wickham (Ed). Style and Form in the Hollywood Slasher Film. New York: Palgrave Macmillan, 2015, p. 17-36.

ROCKOFF, Adam. Going to Pieces: The Rise and Fall of the Slasher Film, 1978-1986. London: McFarland & Company, 2011.

SCHNEIDER, Steven Jay. Murder as Art/The Art of Murder: aestheticising violence in modern cinematic horror. Necronomicon: the journal of horror and erotic cinema. Hereford: Noir Publishing, 2001, 4 vol, p. 65-85.

THURMAN, Trace. “Remembering ‘April Fool’s Day,’ An Underrated Slasher” In: Bloody Disgusting.com. Abr 01, 2016. Disponível em: https://bloody-disgusting.com/editorials/3385168/remembering-april-fools-day-slasher/ (Acesso em Jul 15, 2022)

WALLER, Gregory. American Horrors: Essays on the Modern American Horror Film. Chicago: University of Illinois Press, 1987.

WILLIAMS, Linda. “Film bodies: gender, genre, and excess”. In: R. STAM; T. MILLER (Orgs.). Film and theory: an anthology. Oxford: Blackwell, 2000, p. 207-221.

WOOD, Robin. Hollywood from Vietnam to Reagan… and Beyond. New York: Columbia University Press, 2003.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

CÁNEPA, Laura Loguercio. A NOITE DAS BRINCADEIRAS MORTAIS (1986) COMO ‘ANTI-SLASHER’: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 30–47, 2023. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p30-47. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/766. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.