A NOITE DAS BRINCADEIRAS MORTAIS (1986) COMO ‘ANTI-SLASHER’
UMA PROPOSTA DE ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p30-47Palavras-chave:
Cinema, Horror, Filme SlasherResumo
Este trabalho discute o filme A Noite das Brincadeiras Mortais (April Fool’s Day, Fred Walton, EUA, 1986), que pertence ao primeiro ciclo dos filmes de horror slasher, feitos principalmente nos EUA, na década de 1980, para o público adolescente. Nossa análise buscará destacar um aspecto que singulariza A Noite das Brincadeiras Mortais dentro desse ciclo, que é seu caráter farsesco e, por isso, autorreflexivo e crítico, antecipando, talvez de modo mais radical, sátiras que entrariam em voga a partir do final da década de 1990. Para realizar essa discussão, recorreremos aos debates sobre os filmes slasher (Dika, 1987; Clover, 1992; Piñedo, 1997; Clayton, 2015; Roche, 2016) e ao enquadramento desse subgênero na tradição do horror como espetáculo de choque, especialmente a partir da herança do Théatre du Grand Guignol (Schneider, 2001; Hand & Wilson, 2002; Ndalianis, 2012).
Downloads
Referências
BÉGIN, Richard; GUIDO, Laurent. Présentation. Revue d´etudes cinematographiques, Qébec, Université de Montreal, v. 20, n. 2-3, 2010, p. 7-11.
BISCAIA FILHO, Paulo. Palcos de Sangue. Belo Horizonte: Estronho, 2012
CARROLL, Noel. A filosofia do horror ou paradoxos do coração. Campinas: Papirus, 1999.
CLAYTON, Wickham (Ed). Style and Form in the Hollywood Slasher Film. New York: Palgrave Macmillan, 2015.
CLAYTON, Wickham. Introduction: The Collection Awakes. In: Clayton, Wickham (Ed). Style and Form in the Hollywood Slasher Film. New York: Palgrave Macmillan, 2015, p. 1-14
CLOVER, Carol J. Men, Women, and Chain Saws: Gender in the Modern Horror Film: Gender in the Modern Horror Film. Princeton and Oxford: Princeton University Press: 2015 [1992].
DE QUINCEY, Thomas. Do assassinato como uma das belas artes. Porto Alegre: L&PM, 1985.
HAND, Richard J. Aesthetics of cruelty: Traditional Japanese Theatre and the Horror Film. In: MCROY, Jay (org). Japanese horror cinema. Honolulu: University of Hawai Press, 2005, p. 18-29.
DIKA, Vera. The Stalker Film. In: WALLER, Gregory. American Horrors: American Horrors: Essays on the Modern American Horror Film. University of Illinois Press, 1987.
HAND, Richard J.; WILSON, Michael. Grand-Guignol: The French Theatre of Horror. London: University of Exeter Press, 2002.
KESSINGER, Scott. Scream Deconstructed: An Unauthorized Analysis. Las Vegas: Stinger Books, 2011.
NDALIANIS, Angela. The Horror Sensorium: Media and the Senses. Jefferson: McFarland & Company, 2012.
NOWELL, Richard. Blood Money: A History of the First Teen Slasher Film Cycle. New York: Continuum, 2011.
PHEASANT-KELLY, Fran. Reframing parody and Intertextuality in Scream: Formal and Theoretical Approaches to the Postmodern Slasher. In: CLAYTON, Wickham (Ed). Style and Form in the Hollywood Slasher Film. New York: Palgrave Macmillan, 2015, p. 149-160.
PIÑEDO, Isabel. Recreational Terror: Women and the Pleasures of Horror Film Viewing. New York: State University of New York Press, 1997.
ROCHE, David. (In)Stability of Point of View in When a Strager Calls and Eyes of a Stranger. In: Clayton, Wickham (Ed). Style and Form in the Hollywood Slasher Film. New York: Palgrave Macmillan, 2015, p. 17-36.
ROCKOFF, Adam. Going to Pieces: The Rise and Fall of the Slasher Film, 1978-1986. London: McFarland & Company, 2011.
SCHNEIDER, Steven Jay. Murder as Art/The Art of Murder: aestheticising violence in modern cinematic horror. Necronomicon: the journal of horror and erotic cinema. Hereford: Noir Publishing, 2001, 4 vol, p. 65-85.
THURMAN, Trace. “Remembering ‘April Fool’s Day,’ An Underrated Slasher” In: Bloody Disgusting.com. Abr 01, 2016. Disponível em: https://bloody-disgusting.com/editorials/3385168/remembering-april-fools-day-slasher/ (Acesso em Jul 15, 2022)
WALLER, Gregory. American Horrors: Essays on the Modern American Horror Film. Chicago: University of Illinois Press, 1987.
WILLIAMS, Linda. “Film bodies: gender, genre, and excess”. In: R. STAM; T. MILLER (Orgs.). Film and theory: an anthology. Oxford: Blackwell, 2000, p. 207-221.
WOOD, Robin. Hollywood from Vietnam to Reagan… and Beyond. New York: Columbia University Press, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Laura Loguercio Cánepa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.