IDENTIFICANDO PERFIS DE GAMERS NA ESPM
UM ESTUDO DE CARÁTER QUANTITATVO UTILIZANDO COMO BASE A PESQUISA NEWZOO’S GAMER SEGMENTATION™
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p192-206Palavras-chave:
pesquisa quantitativa, Newzoo’s Gamer Segmentation™, perfis de gamersResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar perfis de gamers na graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Tomando como base a pesquisa Gamer Segmentation™, realizada pelo instituto holandês Newzoo, que apresenta nove perfis/personas que compõem o mercado mundial de games na atualidade, aplicamos uma survey online buscando entender – a partir desse estudo – quais os tipos de consumidores de games que são mais proeminentes no ambiente da faculdade ESPM. Como recorte para este projeto, aplicamos um questionário estruturado quantitativo em turmas que cursam disciplinas relacionadas ao universo dos games: Game Essentials (no curso de Sistemas de Informação), Ciclos de Produção 5 – Projeto de Game (no curso de Cinema e Audiovisual) e E-Sports e o Ecossistema Gamer (disciplina eletiva que congrega estudantes de todos os cursos da faculdade ESPM); no intervalo de duas semanas obtivemos 96 questionários respondidos e pudemos compreender alguns aspectos fundamentais de como é o perfil do consumidor de games no âmbito em questão. Indo além, por meio deste estudo, foi possível compreender questões de consumo midiático relacionado aos games, consumo de produtos do universo gamer e que tipos de perfis de jogadores/consumidores de games temos na faculdade. O estudo a seguir, além de mostrar um panorama desta robusta indústria, também sinaliza alguns caminhos de conteúdo que podem ser abordados ou aprimorados nas disciplinas em questão.
Downloads
Referências
FLANAGAN, Mary. Critical Play: Radical Game Design. Cambridge: The MIT Press, 2009.
LANDERS, Richard; BAUER, Kristina. Quantitative methods and analyses for the study of players and their behaviour. IN: LANKOSKI, Petri; BJÖRK, Staffan (Eds.). Game research methods: an overview. Halifax: ETC Press, 2015. p.151-173
MELLO, Felipe Correa; MASTROCOLA, Vicente Martin. Game cultura: comunicação, entretenimento e educação. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
SASSATELLI, Roberta. Consumer culture: history, theory, and politics. London: Sage, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Felipe Correa Mello, Vicente Martin Mastrocola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.