REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p241-250Palavras-chave:
Imagens técnicas, Imagem Fotográfica, Modos de verResumo
A imagem se realiza com pluralidade de meios tecnológicos e seu crescimento representativo se deve em especial ao avanço da tecnologia nos últimos anos, que tem permitido a produção e transmissão de dados de forma dinâmica, sofisticada e cada vez mais acessível. Esse artigo oferece um entendimento sobre a crescente importância da imagem e a sua imbricação com a tecnologia, para produção e transmissão de mensagens através de um percurso que tenta localizar esse desenvolvimento como um aspecto ligado à contemporaneidade e compreendido pelas mediações entre os modos de ver, as imagens e as imagens técnicas.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A Câmara Clara, Rio de Janeiro - Nova Fronteira, 2015.
BERGER, John. Modos de ver, São Paulo - Editorial Gustavo Gili, 2016.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas, São Paulo - Brasiliense, 2012.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico, Campinas - Editora - Papirus Editora; 2020
JOHNSON, Steven. Cultura da Interface, São Paulo - Jorge Zahar Editor, 2001.
MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário, São Paulo – Edusp, 2001.
MORTENSEN STEAGALL, Marcos. Imagens conceituais na publicidade: premissas da imagem publicitária potenciadas pela tecnologia e interavidade. Convergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes., 13, 1-6, 2020.
MORTENSEN STEAGALL, Marcos e INGS, Welby. Pesquisa de doutorado practice-led e a natureza dos métodos imersivos. DAT Journal, 3(2), 392-423, 2018.
SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfried. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia, São Paulo, Iluminuras - 2020
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo - Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.