INTERVENÇÕES INFORMACIONAIS COMO APOIO ÀS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DURANTE PANDEMIA DA COVID-19:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Terapia Ocupacional, Acesso à Informação

Resumo

O objetivo deste estudo é relatar e refletir sobre as Intervenções Informacionais desenvolvidas em um projeto de extensão universitária que promove assistência às famílias de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), durante a pandemia da COVID-19. Para tanto, trata-se de um relato de experiência que se deu em três etapas: 1) acolhimento e levantamento das demandas das famílias, 2) elaboração de materiais informativos e 3) articulação com o território, divulgação e acesso aos materiais. Cartilhas, vídeo e infográfico foram produzidos e divulgados em diferentes mídias sociais e compartilhados em grupos online de familiares e profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar

Profª. Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - DTO/UFSCar

Marina Speranza, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - PPGTO/UFSCar.

Danieli Amanda Gasparini, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - PPGTO/UFSCar.

Mayara Soler Ramos Mazak, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - PPGTO/UFSCar.

Beatriz Bertasi Vitola, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar

Graduanda em Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos - DTO/UFSCar.

Thaís Thaler Souza, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - PPGTO/UFSCar.

Referências

AMARANTE, P. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. 4. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013.
AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION - APA. Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders. DSM-5. 5. ed. Washington, 2013.
AQUINO, S. M. C. et al. Construção de cartilha virtual para cuidado em saúde mental em tempos de COVID-19. Enfermagem em Foco, [S.l.], v. 11, n. 1 Esp, p. 174-178, ago. 2020. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3584/822. Acesso em: 04 nov. 2020.
BARBOSA, D. S. Saberes e práticas da extensão universitária na resposta ao enfrentamento da Covid-19 no Brasil. Revista Práticas em Extensão, São Luís, v. 04, n.01, p. 50-21 2020. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextesao/article/view/2224. Acesso em: 30 jun. 2020.
BARBOSA, A. M. et al. Os impactos da pandemia COVID-19 na vida das pessoas com transtorno do espectro autista. Revista da SJRJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 48, p. 91- 105, mar./jun. 2020. Disponível em: http://revistaauditorium.jfrj.jus.br/index.php/revistasjrj/article/view/357/244. Acesso em: 29 out. 2020.
BRASIL. Lei nº 14.019, de 2 de julho de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2, 03 jul. 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.019-de-2-de-julho-de-2020-264918074. Acesso em: 07 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Sobre a doença. O que é a COVID-19?. 2020b. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acesso em: 18 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Linha de Cuidado para a Atenção às Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo e suas Famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 157 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_atencao_pessoas_transtorno.pd. Acesso em: 07 nov. 2020;.
CAMPOS, G. W. D. S. Considerações sobre a arte e a ciência da mudança: revolução das coisas e reformadas pessoas. O caso da saúde. In: CECÍLIO, L. C. O. (org). Inventando a mudança na Saúde. São Paulo: HUCITEC, 1997. p. 29-87.
COLIZZI, M. et al. Psychosocial and Behavioral Impact of COVID-19 in Autism Spectrum Disorder: An Online Parent Survey. Brain sciences, [s. l.], v. 10, n. 06, p. 1- 14, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/brainsci10060341. Acesso em: 07 nov. 2020.
COSTA-ROSA, A.; LUZIO, C. A.; YASUI, S. Atenção psicossocial: rumo a um novo paradigma na saúde mental coletiva. In: AMARANTE, P. (org). Archivos de saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Nau, 2003. p. 153-160.
COSTA-ROSA, A. O modo psicossocial: um paradigma das práticas substitutivas ao modo asilar. In: AMARANTE, P. (org). Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000. p.141-168.
DI RENZO, M. et al. Parent-Reported Behavioural Changes in Children With Autism Spectrum Disorder During the COVID-19 Lockdown in Italy. Continuity in Education, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 117- 125, 2020. Disponível em: https://continuityineducation.org/articles/10.5334/cie.20/. Acesso em: 07 nov. 2020.
HOUTING, Jac den. Stepping out of isolation: Autistic people and COVID-19. Autism in Adulthood, [s. l], v. 2, n. 2, p. 103- 10, 2020. Disponível em https://www.liebertpub.com/doi/pdf/10.1089/aut.2020.29012.jdh:. Acesso em: 07 nov. 2020.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na pandemia COVID-19: Crianças na Pandemia COVID-19. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianc%cc%a7as_pandemia.pdf.
FERIGATO, S. H.; CAMPOS, R. T. O.; BALLARIN, M. L. G. S. O atendimento à crise em saúde mental: ampliando conceitos. Revista de Psicologia da Unesp, Assis, v. 6, n. 01, p. 31- 32, 2007. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/paganex/sabrinaferigato2007oatendimentoacrise.pdf. Acesso em 07 nov. 2020.
FERNANDES, A. D. S. A. et al. Reflexões sobre a atenção psicossocial no campo da saúde mental infantojuvenil. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 28, n. 2, p. 725-740, jun. 2020a. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cadbto/v28n2/2526-8910-cadbto-2526-8910ctoARF1870.pdf. Acesso em: 07 nov. 2020.
FERNANDES, A. D. S. A. et al. Desafios cotidianos e possibilidades de cuidado às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frente à COVID-19. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, Preprint, 2020b. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/955/version/1011. Acesso em: 07 nov. 2020.
MAENNER, M. J. et al. Prevalence of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years i Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2016. Morbidity and Mortality Weekly Report - Surveillance Summaries , v. 69, n. 4., p 1-12., 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340234487_Prevalence_of_Autism_Spectrum_Disorder_Among_Children_Aged_8_Years_-_Autism_and_Developmental_Disabilities_Monitoring_Network_11_Sites_United_States_2016#fullTextFileContent. Acesso em: 07 nov. 2020.
MORAES, A. F. Informação estratégica para as ações de intervenção social na saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 13, supl. 2, p. 2041-2048, Dec. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a08.pdf. Acesso em 07 nov. 2020.
MOURA, M. E. S. Pandemia COVID-19: A extensão universitária pode contribuir. Revista Práticas em Extensão, São Luíz, v. 04, n. 01, p. 56-57, 2020. Disponível em <https://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextesao/article/view/2221/1611>. Acesso em: 4 nov. 2020.
POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores das Instituições de Educação Superior Brasileiras. Manaus, AM, 2012. Disponível em <https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2020.
PEREIRA, E. C.; COSTA-ROSA, A. da. Problematizando a Reforma Psiquiátrica na atualidade: a saúde mental como campo da práxis. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 21, n. 04, p. 1035- 1043, Dec. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000400020. Acesso em: 07 nov. 2020.
PIRES, R. Nota técnica n°33 IPEA: Os efeitos sobre grupos sociais e territórios vulnerabilizados das medidas de enfrentamento à crise sanitária da covid-19: propostas para o aperfeiçoamento da ação pública. 2020. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9839/1/NT_33_Diest_Os%20Efeitos%20Sobre%20Grupos%20Sociais%20e%20Territ%c3%b3rios%20Vulnerabilizados.p
SERRÃO, A. C. P. Em tempos de exceção como fazer extensão? Reflexões sobre a Prática da Extensão Universitária no Combate à Covid-19. Revista Práticas em Extensão, São Luís, v. 04, n.01, 2020. Disponível em https://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextesao/article/view/2223. Acesso em: 30 jun 2020.
SILVA, M. R. F. Reflexões sobre as ações extensionista e de pesquisa no combate à COVID-19 na universidade do estado do Rio Grande do Norte. Brazilian. Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 3622-3646, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/9169/7767. Acesso em: 07 nov. 2020.
SILVA, R. C. R. et al. Construção de cartilha educativa sobre cuidados com crianças frente à pandemia COVID-19: Relato de Experiência. Revista Baiana de Enfermagem, [s. l.], v. 34, 2020. Disponível em: https://cienciasmedicasbiologicas.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37173/21859. Acesso em: 04 nov. 2020.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA –SBP. COVID-19 e o Transtorno do Espectro Autista. Nota de alerta, 17 de abril de 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22455c-NA_-_COVID-19_e_Transtorno_do_Espectro_Autista__1_.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Normas de Atividade de Extensão. Portaria GR nº 664/99, São Carlos, 06 de abril de 1999. Disponível em https://www.proex.ufscar.br/arquivos/normas-regras-e-outros/portaria-gr-no-664-1999-de-06-de-abril-de-1999.pdf. Acesso em: 30 jun 2020.
AGÊNCIA FAPESP. UFSCar publica cartilhas com informações sobre cuidados com autistas ante COVID-19. Agência Fapesp, São Paulo, 09 abr. 2020. Disponível em https://agencia.fapesp.br/ufscar-publica-cartilhas-com-informacoes-sobre-cuidados-com-autistas-ante-covid-19/32926/. Acesso em: 04 nov. 2020.
VASCONCELLOS-SILVA, Paulo R.; CASTIEL, Luis David. COVID-19, as fake news e o sono da razão comunicativa gerando monstros: a narrativa dos riscos e os riscos das narrativas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 7, e00101920, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csp/v36n7/1678-4464-csp-36-07-e00101920.pdf. Acesso em: 07 nov. 2020.
YASUI, S. Rupturas e encontros: desafios da reforma psiquiátrica brasileira. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2010.

Downloads

Publicado

2021-01-28

Como Citar

DOURADO SOUZA AKAHOSI FERNANDES, Amanda; SPERANZA, Marina; GASPARINI, Danieli Amanda; SOLER RAMOS MAZAK, Mayara; BERTASI VITOLA, Beatriz; THALER SOUZA, Thaís. INTERVENÇÕES INFORMACIONAIS COMO APOIO ÀS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DURANTE PANDEMIA DA COVID-19:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 70–86, 2021. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/562. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.